ENERGIAS
Helexia fornece energia renovável ao grupo Montalva/Izidoro

Helexia fornece energia renovável ao grupo Montalva/Izidoro

O Grupo Montalva/Izidoro, acaba de dotar quatro das suas unidades industriais com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) através da instalação de painéis solares fotovoltaicos

O Grupo Montalva/Izidoro, acaba de dotar quatro das suas unidades industriais com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) através da instalação de painéis solares fotovoltaicos. As instalações localizadas no Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém beneficiaram de um investimento de cerca de 3 milhões de euros para a instalação de unidades de produção de energia renovável para autoconsumo (UPAC), fruto da parceria a 15 anos estabelecida com a Helexia, que assume o papel de parceiro e promotor deste projeto.  Esta implementação vai permitir uma potência instalada nas várias centrais de 3,5 MWp e uma produção anual de 5,4 GWh. Uma redução das emissões de 2.400 toneladas de CO2 por ano, sendo a energia produzida o equivalente ao abastecimento médio de 1.200 lares por ano – o que equivale, precisamente, ao número de lares dos colaboradores do Grupo. A energia será limpa, produzida através de fontes renováveis, e permitirá também uma significativa redução da pegada carbónica. A Profit Energy foi a entidade responsável pelo codesenvolvimento da parte técnica e comercial do projeto.

O Grupo Montalva é uma empresa 100% portuguesa, com mais de 100 anos de história. Conhece e controla desde a sua origem todas as matérias-primas, que também são, preferencialmente, portuguesas, algo que os distingue no sector agroalimentar. O grupo Montalva é referência nacional na produção de produtos para outras marcas da distribuição, exporta para mais de 30 países em diferentes continentes (África, Ásia e Europa). 

A eletricidade tem um peso muito relevante tendo em consideração a tipologia da atividade agroalimentar, nas mais diversas etapas de operação do Grupo. Por exemplo, no contexto meramente produtivo, as unidades industriais operam maioritariamente entre 0º e 5º (inclusive em algumas etapas em regime de frio negativo), levando a uma necessidade de refrigeração constante com forte impacto nos custos energéticos associados.

Segundo Luís Rodrigues, CEO do grupo Montalva, “A preocupação do Grupo Montalva/Izidoro com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma prioridade, pelo que a decisão de avançar com a produção de energia renovável nas Unidades Industriais do Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém, foi uma decisão lógica e natural. A utilização de energia renovável é um importante passo no caminho sustentável que a empresa está a trilhar e toca vários eixos do ciclo de vida do nosso portfolio de produtos. A energia é um fator essencial para qualquer negócio, sendo uma das preocupações do Grupo sensibilizar colaboradores e clientes de como é possível combinar economia e ecologia para tornar os negócios mais competitivos e, ao mesmo tempo, contribuir para um planeta mais saudável.” 

Para Luís Pinho, CEO da Helexia, “O sucesso deste projeto, é resultado do alinhamento das duas empresas com a sustentabilidade ecológica e económica. Esta aposta do Grupo Montalva confirma e reforça os seus valores, satisfazendo e valorizando os seus clientes mantendo o seu compromisso de responsabilidade Social e Ambiental, continuando a sua missão de inovação e qualidade. A Transição Energética é a razão de ser da Helexia e é com enorme satisfação que estabelecemos esta parceria forte e duradoura com o Grupo Montalva, parceria que irá reduzir a pegada ecológica do grupo, mas, imprimindo uma pegada de liderança e impacto positivo no sector e para a indústria em geral em Portugal”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.