ENERGIAS
Siemens fornece carregamento de eBuses na Dinamarca

Siemens fornece carregamento de eBuses na Dinamarca

A Siemens acaba de assinar um contrato com a Movia, a maior empresa de transportes públicos na Dinamarca, para fornecer estações de carregamento de alta potência com pantógrafos 'top-down' para autocarros elétricos

A Siemens acaba de assinar um contrato-quadro com a Movia para fornecer estações de carregamento com pantógrafos 'top-down' para autocarros elétricos. Incluindo a cidade de Copenhaga, são quarenta e cinco os municípios que poderão vir a beneficiar deste contrato.

A Siemens fornecerá estações de carregamento de alta potência (HPC), com níveis de potência de até 450kW. O contrato de três anos inclui a instalação, comissionamento e o sistema de monitorização remoto da Siemens - eBus cloud. Trata-se de um dos maiores contratos-quadro para o negócio de eBus da empresa e inclui ainda um contrato de manutenção de seis anos.

O objetivo da Movia é disponibilizar um modo de transporte que possa contribuir para a redução de emissões poluentes e beneficie tanto cidades e empresas como os cidadãos. O acordo com a Siemens abre caminho à implementação de autocarros elétricos em toda a região abrangida, reduzindo, assim, o impacto ambiental e sonoro dos autocarros.

As estações HPC carregam as baterias dos autocarros durante as paragens regulares em apenas 4-6 minutos, para que os veículos possam funcionar o dia inteiro. Estas estações de carregamento são ideais para carreiras de alta frequência.
 

Siemens tem centro de competências para eBus em Portugal

No centro de competências localizado em Portugal, a Siemens desenvolve sistemas de carregamento e sistemas de potência e controlo a bordo, destinados a autocarros elétricos, vulgo eBus. Este centro é responsável tanto pela infraestrutura de carregamento, como pela tecnologia instalada a bordo dos veículos.

As interfaces integradas de bordo, desenvolvidas pelas equipas portuguesas, já estão a funcionar em veículos de grandes fabricantes de autocarros de todo o mundo.

Para além disso, a parceria firmada entre a Siemens e a CaetanoBus continua a dar os seus frutos e a promover a exportação portuguesa. Através dela, a Siemens já contribuiu para o fornecimento de vários autocarros elétricos para aplicação em aeroportos: 16 para Estugarda, oito para Vancouver, um para a Air China e seis para Genebra. No total, são cerca de trinta as unidades já em circulação ou em vias de entrarem ao serviço em três continentes.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.