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Fábricas estão a investir em transformação digital

Fábricas estão a investir em transformação digital

Para automatizar as fábricas, os fabricantes planeiam investir em aplicações de gestão de stock e pedidos, em atendimento ao cliente, gestão da cadeia de abastecimento e do relacionamento com o cliente

A intensificação da competitividade digital está a incentivar os fabricantes a fazer rápidas mudanças nas suas operações e a alocar elevados investimentos em novas tecnologias. O Enterprise Resource Planning (ERP) e o software de processamento de pedidos são partes vitais da jornada pela transformação digital, contudo, para criar resiliência e adaptabilidade nas operações, aumentando a qualidade e eficiência, a automatização é a prioridades dos fabricantes, dos quais três quartos - 76,8% - prevê dar novos passos nesse sentido, nos próximos 12 meses.

Um novo estudo divulgado pela Fujitsu conta que os decisores planeiam investir em aplicações de gestão de stock e pedidos, no atendimento ao cliente, Supply Chain Management (SCM) e Customer Relationship Management (CRM). Da mesma forma, o princípio da sustentabilidade ocupa uma posição de destaque na transição.

80% dos inquiridos para o estudo afirmam que os resultados da transição digital até ao momento atenderam ou superaram as expectativas. Denotam um fortalecimento da competitividade, uma redução de resíduos, melhoria na qualidade e a criação de novos modelos de negócio do ecossistema, que fortalecem a relação com o cliente e estimulam a agilidade. Com o ritmo da digitalização a aumentar, são também mais altos os gastos na transição.

69,3% acredita que a maior prioridade é melhorar a qualidade dos produtos nas suas aplicações de fabrico, seguida do aumento da eficiência através de índices de utilização – 67,6%. Num terceiro plano, sublinham a importância de melhorar aspetos relacionados com segurança, sendo que a cibersegurança é a prioridade número um para aumentar os gastos com TIC.

O software de planeamento de recursos empresariais (ERP) e de processamento de pedidos são uma parte fundamental do roteiro da transformação digital. Dois terços - 67,4% -  dos inquiridos estão a diversificar a sua cadeia de abastecimento e instalações fabris e num quarto plano do orçamento está a manutenção da planta da fábrica e os dados das unidades de produção. O investimento em medidas preventivas contra a COVID-19 permanece alto, ocupando o quinto lugar na lista de prioridades.

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