INOVA
IA ajuda a detectar cancro

IA ajuda a detectar cancro

A NEC Corporation anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia de IA para auxiliar os médicos a determinar se as lesões colorretais são neoplásicas ou não neoplásicas.

A NEC Corporation anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia de IA para auxiliar os médicos a determinar se as lesões colorretais são neoplásicas ou não neoplásicas. A NEC desenvolveu uma nova tecnologia, denominada "Cx20", procurando auxiliar na deteção precoce de lesões colorretais. O Cx20 já respeita os requisitos da marcação CE, um padrão europeu de segurança, saúde e proteção ambiental e será integrado no software para equipamentos médicos "WISE VISION® Endoscopy", visando o suporte ao diagnóstico por IA, com início de vendas previsto na Europa ainda para este ano.

Este software liga-se e interage com equipamentos endoscópicos já existentes e notifica automaticamente os utilizadores se uma lesão for possivelmente neoplásica, com base nas imagens capturadas durante os procedimentos de endoscopia. O software torna-se, assim, uma ferramenta extra que está desde já disponível para auxiliar os médicos na diferenciação das lesões e reduzir o desconforto dos pacientes.

O cancro colorretal tem origem em lesões pré-cancerígenas (pólipos neoplásicos colorretais) e é possível suprimir a sua progressão detetando e removendo lesões precocemente durante procedimentos endoscópicos. No entanto, por vezes é difícil para os médicos distinguir visualmente entre lesões neoplásicas e não neoplásicas durante os exames endoscópicos, o que resulta em biópsias desnecessárias e remoção de lesões não neoplásicas, causando stress e desconforto adicionais aos pacientes. O cancro colorretal é considerado o segundo mais frequente em termos de incidência de casos de cancro na região europeia, e a versão mais recente do WISE VISION® Endoscopy, que começa por ser lançado na Europa, promete ajudar os médicos a resolver este desafiante problema.

Para melhorar as hipóteses de identificação de lesões colorretais potencialmente neoplásicas e, assim, ajudar os médicos no seu processo de decisão, a NEC desenvolveu uma nova tecnologia em que o poder de aprendizagem da IA é usado para combinar informações de imagens de endoscopia com dados periciais de médicos especialistas. Concretamente, a tecnologia analisa imagens estáticas de lesões obtidas com dispositivos de endoscopia e, se a IA determinar que uma lesão colorretal é provavelmente neoplásica, uma mensagem de notificação de "alta possibilidade" é exibida.

A NEC e o Centro Nacional de Cancro do Japão têm colaborado desde 2016 no desenvolvimento de uma tecnologia que detete automaticamente lesões colorretais suspeitas durante exames de endoscopia. A NEC iniciou as vendas de software incorporando esta tecnologia em janeiro deste ano . Com a adição desta função na Europa, o WISE VISION® Endoscopy visa ajudar a reduzir a carga sobre os médicos e pacientes, fornecendo suporte adicional e com benefícios imediatos, durante o processo de exame. No desenvolvimento desta solução, a NEC aplicou a sua tecnologia de reconhecimento facial, pertencente ao seu portfólio de tecnologias de ponta baseadas em IA (rotulado como "NEC the WISE"), que foi altamente avaliada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos.

 

No futuro, a NEC promoverá mais pesquisas conjuntas com o Centro Nacional de Cancro do Japão para melhorar ainda mais o desempenho de sua tecnologia de IA e auxiliar os médicos de endoscopia no seu uso.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.