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IA é “ferramenta poderosa” do customer experience

IA é “ferramenta poderosa” do customer experience

Um estudo do MIT Sloan Management Review Connections e do SAS indica que as empresas com mais sucesso em customer experience conseguem obter melhores resultados dos seus investimentos com inteligência artificial

Um novo relatório de um estudo global do MIT Sloan Management Review Connections, desenvolvido em parceria com o SAS, revela que os “campeões” em Customer Experience (CX) conseguem obter melhores resultados dos seus investimentos em tecnologia de CX do que a concorrência, através da gestão do CX em toda a empresa com equipas multifuncionais, fluxos de trabalho claramente definidos e uso extensivo da analítica e IA. Este relatório é baseado num estudo feito junto de 2.670 entrevistados, dos quais apenas 15% se qualificam como “campeões” em CX.

Com mais de 40% dos entrevistados a planear aumentar os investimentos em tecnologia de CX em até 25% nos próximos dois anos, e cerca de 35% a esperar aumentar até 50% em relação aos níveis atuais, é imperativo que as empresas tenham um guia sobre como obter o máximo retorno destas ferramentas”, explicou, em comunicado, Sofia Junqueiro, Especialista do SAS Customer Intelligence. “As descobertas deste estudo são como que um alerta contra decisões casuais de tecnologia” porque só é criado valor quando a tecnologia vai ao encontro das expectativas do cliente. No mundo de hoje, isto significa adicionar a tecnologia martech, a qual permite às empresas conseguir capturar a atividade digital ao nível do cliente e gerir de forma dinâmica identidades, aproveitar ao máximo os dados primários (gerindo jornadas) e incorporar na tomada de decisões a analítica e a IA, em tempo real.

Os “campeões” em CX lideram ao nível do uso sofisticado da analítica e da IA. Mais de 80% destes “campeões” de CX fazem um uso significativo da analítica em toda a jornada do cliente, desde a pesquisa para a adoção até ao envolvimento contínuo. Na verdade, os “campeões” são mais que três vezes mais propensos a confiar na IA do que aqueles que o estudo chamou de “morosos”, onde são menos de 40%.

Os “campeões” também estão à frente no que diz respeito à adoção de ferramentas de CX. Na verdade, nos próximos dois anos algumas ferramentas serão quase onipresentes para os “campeões” de CX:

  • 86% terão adotado a tecnologia de personalização;
  • 84% terão adotado a recolha de dados em tempo real;
  • 81% terão adotado chatbots com inteligência artificial;
  • 72% terão adotado experiências omnicanal conectadas.

O estudo também descobriu que os “campeões” são significativamente mais propensos a implementar abordagens “inteligentes” para melhorar o CX, incluindo assistentes inteligentes incorporados em bens e serviços. Eles também esperam superar a concorrência através do uso do edge computing, usando a sua capacidade para impulsionar a analítica em tempo real

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