INOVA
Indústria 4.0: Universal Robots desenvolve interface para portal TIA da Siemens

Indústria 4.0: Universal Robots desenvolve interface para portal TIA da Siemens

Os robôs colaborativos da UR passarão a fazer parte da biblioteca Simatic Robot Library no ambiente do TIA Portal da Siemens acelerando a sua integração e implementação em linhas de produção complexas

A integração de robôs colaborativos da Universal Robots em máquinas e ambientes de fabrico complexos será em breve um processo que os construtores de máquinas e integradores de sistemas poderão gerir facilmente através de uma das plataformas de automação líderes mundiais: o Portal TIA (Totally Integrated Automation) da Siemens. Os cobots da Universal Robots tornar-se-ão parte da Simatic Robot Library dentro do ambiente TIA da Siemens através de uma interface cuja conclusão está prevista para o quarto trimestre de 2021.

“Os engenheiros de máquinas e de produção, bem como os fabricantes com grandes instalações fabris, beneficiarão da integração dos nossos cobots no Portal TIA”, explica Bernd Meier, Diretor de Grandes Contas & OEMS da Universal Robots. “Graças à nova interface, em breve poderão aplicar a versatilidade, precisão e repetibilidade dos nossos cobots em linhas de produção complexas, beneficiando de todos os aspetos da automatização e da digitalização – desde o planeamento digital e a engenharia integrada até à operação.

 

Simplificar a implantação de robôs na linha de produção

O Portal TIA ajuda os utilizadores no planeamento de grandes projetos de automatização. Em novembro de 2020, a Siemens apresentou a Simatic Robot Library como um complemento a esta aplicação: A abrangente 'biblioteca de robôs' permite aos utilizadores programar os seus cobots diretamente no Portal TIA através de uma interface de utilizador unificada e incluí-los no seu planeamento, que agora passará a incluir também os robôs colaborativos da Universal Robots, ampliando consideravelmente o leque de empresas que beneficiam da tecnologia de robótica colaborativa: Em todas as indústrias, os utilizadores passarão a ter acesso aos cobots da UR em contexto de soluções completas de engenharia industrial.

 

Combinar cobots com novas tecnologias

Graças à conceção integrada do Portal TIA, os utilizadores podem agora implantar de forma independente os cobots da Universal Robots em grandes linhas de produção e ensinar-lhes funções como o modo JOG ou a criação de pontos de rota. A nova e abrangente biblioteca permite aos utilizadores descarregar exemplos de programação e usá-los pra controlar os cobots da Universal Robots. "Os nossos cobots sempre se distinguiram pelo seu manuseamento intuitivo", explica Bernd Meier. "A sua integração no portal TIA através da Simatic Robot Library acelera agora a sua implantação em linhas de produção complexas. Também torna mais fácil combinar os cobots UR com tecnologias como análise de dados Edge ou serviços na nuvem e incluí-los na monitorização das condições das fábricas".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.