INOVA
Nova empresa para a digitalização do setor agroflorestal português

Nova empresa para a digitalização do setor agroflorestal português

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a ELIO criaram em parceria uma nova empresa para a digitalização do setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em insights de negócio.

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e a ELIO apresentaram em Évora, nas instalações do CEiiA no PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), uma nova empresa conjunta que tem como ambição revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em insights de negócio.

A ELIO TECNOLOGIA é uma joint-venture entre o CEiiA e a brasileira ELIO que resulta da valorização da ciência e do conhecimento gerado ao longo de anos com parceiros de vários países, nomeadamente com o MIT nos EUA, o ITA no Brasil e agora em Portugal. Esta empresa visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (Elio Airship). O Elio Airship é um dirigível inovador a ser industrializado nesta nova empresa, com capacidade de percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 kg de payload, que com a utilização de Inteligência Artificial aplicada a uma lógica de Robot-as-a-Service, pretende revolucionar o mercado.

Segundo Tiago Rebelo, Diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA, “Esta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual, para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico aplicados à agricultura de nova geração.”

Para Rui Ribeiro, CEO da ELIO “A parceria com o CEiiA permita à ELIO reforçar o seu percurso no panorama mundial da AgroTech, agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Este é um importante passo para um projeto industrial, que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia por COVID-19.”

A nova empresa tem como meta de curto prazo a colocação no mercado Europeu de soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica. A ELIO TECNOLOGIA é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal.
 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.