INOVA
O que esperar com o trabalho híbrido

O que esperar com o trabalho híbrido

O regresso aos escritórios será um teste para a produtividade, bem-estar e experiência dos colaboradores

Após 18 meses de trabalho a partir de casa, muitos são os funcionários que regressam agora aos seus escritórios. Espera-se que esta migração resulte num novo normal de trabalho híbrido, apesar de ainda existirem muitas questões a ponderar.

2021 será uma experiência gigante sobre trabalho híbrido, produtividade e gestão de talento. Uma pesquisa da TinyPulse sobre líderes de RH concluiu que 62,8% viam o trabalho híbrido como a abordagem mais produtiva para as suas empresas, apesar de, segundo a Microsoft Research, mais de 40% da força de trabalho global considerar deixar o seu empregador atual ainda este ano. 

Na maioria das pesquisas, a produtividade foi um dos aspetos que melhorou com o trabalho remoto impulsionado pela pandemia COVID-19. No entanto, a Microsoft Research descobriu que 54% dos colaboradores estão sobrecarregados e 39% sentem-se exaustos, sendo que os sinais de produtividade do Microsoft 365 indicam uma aumento da sobrecarga digital nos últimos tempos.

Apesar da maioria das empresas admitir que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, a Microsoft Research revela que um em cada cinco inquiridos globais diz que o seu empregador não se importa com o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional.

As empresas que exigem que o trabalho seja feito de forma presencial na sua totalidade estão provavelmente a ignorar os ganhos de produtividade. 

Esta primeira abordagem do trabalho normal será fundamental para responder à maior questão do regresso ao trabalho: Será que a cultura corporativa beneficia verdadeiramente do trabalho presencial, ou trata-se de preservar o controlo e a microgestão?

April Rinne, investigadora, publicou um livro intitulado de "Flux: 8 Superpowers for Prospering in Constant Change" que defende em parte que os trabalhadores têm como objetivo construir carreiras de portfólio (freelancers) que melhor se fundem na sua vida pessoal e profissional. Na verdade, a pesquisa da TinyPulse descobriu que 39% dos líderes de RH acharam mais difícil preencher vagas após a pandemia. Os líderes dos RH também prevêem um maior atrito quando os planos de regresso ao trabalho incluem quatro dias no escritório. Dois dias no escritório minimizam o desgaste.

 

Como é que a diversidade e a inclusão afetam a abordagem do trabalho híbrido?

Muitas empresas estão a planear um plano de regresso ao trabalho que gira em torno das grandes cidades. O problema? O trabalho remoto abriu a diversidade para algumas empresas, sendo que grande parte desse trabalho era realizado remotamente. O inquérito da TinyPulse descobriu que pais solteiros com filhos eram os menos favoráveis a voltar ao trabalho presencial. Os líderes de RH com crianças e um parceiro tinham a atitude mais favorável em voltar ao trabalho.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.