INOVA
OCP Portugal implementa solução de data analytics desenvolvida pela BI4All

OCP Portugal implementa solução de data analytics desenvolvida pela BI4All

A OCP Portugal sentiu a necessidade de apostar numa solução de data analytics que aglomerasse a informação de forma simplificada, fiável e em permanente atualização

As soluções de data analytics são uma força vital dentro das organizações ao tornar os seus processos mais eficientes, reduzir custos e dar insights importantes para a tomada de decisão.

No cenário instável atual, as soluções de data analytics e de inteligência artificial têm um papel cada vez mais importante para o sucesso das empresas ao permitirem alinhar estratégias, alcançar vantagens competitivas e obter uma gestão flexível no mercado.

O desafio

A OCP Portugal sentiu a necessidade de garantir o tratamento da organização e de ter o acesso aos dados de forma intuitiva, dinâmica e flexível. A BI4All tornou isto possível através de ferramentas de data analytics e de uma abordagem holística à organização. Ao longo de todo o processo, existiu uma envolvência dos utilizadores chave de cada uma das áreas – departamento de IT, Sales, Customer Service, Procurement, Supply Chain, Operations, Finance e Controlling – que foi decisiva para o desenvolvimento e implementação com sucesso da solução, garantindo que a ferramenta está totalmente alinhada com os objetivos definidos.

O principal desafio passava pela implementação de um sistema de suporte à decisão que fosse intuitivo e de acesso simplificado, que garantisse a qualquer utilizador interno ou externo da OCP Portugal uma total autonomia de consulta, extração e navegação. Era necessário que a ferramenta aglomerasse a informação de forma simplificada, fiável e em permanente atualização.

Dando um exemplo concreto, antes da implementação da solução de data analytics desenvolvida pela BI4All, quando era necessário desenvolver relatórios e listagens, tinham de ser solicitados pedidos ao departamento de IT, ficando o negócio dependente da disponibilidade destes para a extração da informação dos seus sistemas de backend. Um processo demorado, pouco fiável e que originava diversas ineficiências.

A solução

A solução implementada pela BI4All corresponde aos requisitos e às necessidades organizacionais da OCP Portugal, proporcionando às suas equipas mecanismos de reporting e indicadores importantes para a gestão. Adicionalmente, os decisores da OCP Portugal passaram a dispor de uma fonte base de suporte à tomada de decisões estratégicas, tanto do ponto de vista da gestão, como operacional.

A organização irá continuar a reforçar a solução existente e evoluir para outras áreas, estando ainda a ser avaliados temas como a inteligência artificial e machine learning em áreas sinalizadas.

“A solução de data analytics implementada na OCP Portugal tem como objetivo garantir vantagens como o aumento da competitividade, eficiência e a rentabilidade de toda a empresa. Este tipo de soluções disruptivas e inovadoras permitem elevar as organizações a um novo nível, dando-lhes insights precisos e reais de forma a responderem às exigências do mercado”, explica José Oliveira, CEO da BI4All.

Os resultados

A organização ficou assim dotada de uma solução que assegura toda a recolha, análise e distribuição da informação, de uma forma otimizada e eficaz. Isto permitiu que diversos processos da organização passassem a ser medidos e analisados, o que se traduziu num aumento da produtividade e na redução das ineficiências decorrentes de determinadas tarefas operacionais.

Para António Sá, Diretor de Sistemas de Informação da OCP Portugal, “esta solução trouxe realmente vários benefícios para o nosso dia-a- -dia. Hoje temos os relatórios e mapas de gestão atualizados e disponíveis logo na primeiro hora da manhã, KPI atualizados e medidos diariamente e o fecho financeiro do mês foi reduzido em dois dias. Temos agora decisões mais rápidas e suportadas em números e evoluímos para um modelo de BI self-service”.

“Obter a consultoria e o acompanhamento de uma empresa especializada em data analytics como a BI4All tornou possível uma ligação exímia entre o negócio e a tecnologia, através de uma abordagem completa e uma compreensão precisa das necessidades, desafios e objetivos que existiam, o que se espelha na solução concretizada”.

A BI4All passou, inclusivamente, a ter um papel importante na definição e clarificação do roadmap de analytics da OCP Portugal, dado conhecer em profundidade os sistemas, as pessoas, os objetivos e todos os contornos da organização.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.