INOVA
Programa AINanoTEC visa a criação de mais de 15 startups portuguesas

Programa AINanoTEC visa a criação de mais de 15 startups portuguesas

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC para a criação de mais de 15 start-ups tecnológicas em Portugal estão a decorrer até dia 3 de setembro de 2021.

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC estão a decorrer até dia 3 de setembro de 2021. 

Este programa inovador de empreendedorismo na área da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é promovido em estreita colaboração pela Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA.

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas start-ups disruptivas em Portugal. 

Este concurso destina-se a todos os que pretendem explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados. As propostas selecionadas vão integrar o Programa e usufruir gratuitamente de diversas atividades. 

Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré start-ups nas áreas de IA, Nanotecnologia e TIC, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação start-ups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré start-ups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências. Atualmente, o mercado global de IA é estimado em 7.6 mil milhões de dólares.

Para apoiar os participantes e os respetivos projetos, o Programa AINanoTEC disponibiliza um vasto ecossistema do qual fazem parte investidores, end-user companies, parceiros tecnológicos, coachers, e ainda uma rede de mentores nas mais diversas áreas, como Negócio, Finanças, Capital de Risco, Marketing Digital, Nanotecnologia, TIC, Inteligência Artificial, Ambiente ou Saúde, entre outras. 

 

Calendário do programa AINanoTEC

Na segunda fase do programa, com arranque em setembro de 2021, os participantes terão acesso a Bootcamps para desenvolvimento e aceleração de ideias, através de atividades temáticas de Coworking, Matching, Pitching e Mentoring com uma rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders.

Após o período de realização dos Bootcamps, tem início a fase de Aceleração que decorre até abril de 2022, seguindo-se a fase de scale-up com pilotos e demonstrações até março de 2023. 

Os interessados no Programa AINanoTEC têm até dia 3 de setembro 2021 para preencher o formulário de inscriçãopara o Concurso de Ideias e Tecnologia.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.