INOVA
Segmento de Inteligência Artificial empresarial cresce exponencialmente

Segmento de Inteligência Artificial empresarial cresce exponencialmente

Das três categorias do mercado de IA, os serviços apresentam o mais rápido e maior crescimento, com uma parcela de 88% do mercado

O mercado de Inteligência Artificial (IA) em contexto empresarial está a crescer exponencialmente. Estima-se que as receitas globais, incluindo todas as categorias, tenham um crescimento anual de 15,2% em 2021, para 341.800 milhões de dólares, conta a IDC.  O mercado deverá acelerar ainda mais em 2022, com um crescimento de 18,8%, ultrapassando a marca dos 500 mil milhões de dólares até 2024. 

A IDC prevê ainda que a partir de 2023, os serviços de IA vão ser a categoria com a adoção mais rápida. Entre as categorias - software, hardware e serviços – os investigadores afirmam que o software representou 88% do total do mercado de IA. "A disrupção é inquietante, mas também pode servir de catalisador para a inovação e transformação. 2020 foi o ano que acelerou a transformação digital e reforçou o valor da IA empresarial", diz Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de Investigação em IA e Automação da IDC.

O mercado de serviços de IA chegou aos 19.400 milhões em 2020, o maior crescimento das categorias de IA empresarial. A análise da IDC aponta para um crescimento de 19,3% em 2021, com um CAGR de 21% nos próximos cinco anos. A categoria está dividida em duas subcategorias – serviços de IT, que representam quase 80% das receitas, e serviços empresariais. A nível mundial, calcula-se que os serviços de IA sejam um mercado avaliado em cinquenta mil milhões de dólares até 2025. 

No que concerne a categoria de software, a IA Applications é responsável pela maior parte do bolo, com quase 50% das receitas anuais, mas as IA Platforms revelam o crescimento mais forte, com um CAGR a cinco anos de 33,2%. Por outro lado, apesar do AI System Infrastructure Software representar 35% do total de receitas de software de IA, os avanços deverão ser mais lentos, com um CAGR de 14,4%.

O hardware de IA, dividido em duas subcategorias - servidor e armazenamento - representa a porção mais pequena do mercado, com uma quota de apenas 5%. Contudo, prevê-se que o hardware seja a categoria a crescer mais rapidamente, com um aumento homólogo de 29,6%. A adoção deverá ser maior ainda nos próximos anos, com um CAGR estimado de 19,4% nos próximos cinco anos. O servidor detém a maior quota, com cerca de 82%, e o armazenamento deverá crescer mais, com um CAGR de 22,1%.

Jyoti conclui que “entramos agora no domínio do trabalho e decisão aumentadas pela IA em todas as áreas funcionais de um negócio. A criação e utilização responsável de soluções de IA que possam detetar, prever, responder e adaptar-se à velocidade é um importante imperativo empresarial".

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.