INOVA
Torres Vedras recebe prémio de sustentabilidade

Torres Vedras recebe prémio de sustentabilidade

A Câmara Municipal de Torres Vedras é finalista do prémio mundial Energy Globe, na categoria Juventude, com o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE.

A Câmara Municipal de Torres Vedras é finalista do prémio mundial Energy Globe, na categoria Juventude, com o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE. Os vencedores deste prémio de sustentabilidade ambiental serão conhecidos no próximo dia 8 de novembro.

Nesta edição, participaram 187 países, com cerca de 3 mil projetos ambientais.  O prémio é atribuído nas categorias: Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude. Os projetos a concurso já foram implementados e apresentam soluções para problemas ambientais.

O PSAE está a ser implementado desde o ano letivo de 2014/15  nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo do concelho de Torres Vedras. Este programa divide-se em quatro eixos: o primeiro relacionado com a produção, em que se aposta no contacto direto dos alunos com o processo de cultivo dos bens alimentares hortícolas, nomeadamente através de hortas comunitárias e pedagógicas; um segundo eixo relacionado com a aquisição de produtos, que são comprados a produtores locais, contribuindo-se para a redução da pegada ecológica inerente ao transporte e para a sustentabilidade das pequenas e médias empresas locais; um terceiro eixo, relacionado com a confeção das refeições escolares, que se prende com a criação para esse efeito de uma rede envolvendo instituições particulares de solidariedade social do Concelho, o que para além de reduzir a pegada ecológica assegura vários postos de trabalho; e um quarto eixo, relacionado com o fomento de bons hábitos alimentares, o que acontece com programas como o "Escola Ativa", o "Regime de Fruta Escolar" e o “Almoça comigo nos meus anos”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.