REDES
Altice Portugal investe em redes de última geração

Altice Portugal investe em redes de última geração

A Altice Portugal deu continuidade à sua estratégia de Investimento em redes de telecomunicações, Inovação e Responsabilidade Social nos municípios de Olhão, Albufeira, Lagos, Portimão e Arruda dos Vinhos

São cinco os Municípios - Olhão, Albufeira, Lagos, Portimão e Arruda dos Vinhos – onde a Altice Portugal deu continuidade à sua estratégia de Investimento em redes de telecomunicações, Inovação e Responsabilidade Social. 

 

Inauguração do Polo de Olhão da Altice Labs 

O dia começou com a inauguração do polo de Olhão da Altice Labs, empresa do grupo que se dedica à Inovação made In Portugal. Centro de Investigação e Desenvolvimento, com provas dadas em soluções inovadoras que são uma referência no mercado global, a descentralização dos laboratórios da Altice Labs é uma aposta clara nas potencialidades do território. O município de Olhão acolheu, desde a primeira hora, este polo da Altice Labs, que tem vindo a desenvolver e colaborar em projetos de Inovação Aberta que possam acrescentar valor à região. 

A inauguração oficial deste espaço aconteceu hoje mas são vários os projetos já em produção, alguns em parceria com a Universidade do Algarve. A saber, algoritmos de inteligência artificial de estudo da retina, desenvolvimento de software para soluções na área da saúde e indicadores de telemática rodoviária baseados na rede GPON (Gigabit Passive Optical Network), uma tecnologia que utiliza fibra ótica para construir redes multiponto. 

O projeto “Retina” tem como objetivo a criação de uma infraestrutura (aquário instrumentado) e de um sistema que permita caracterizar peixes, originando bases de dados de imagens para que estas possam ser utilizadas para treino de algoritmos de Inteligência Artificial, permitindo depois a identificação automática da espécie e a estimativa das características dos peixes. Este sistema vem facilitar a análise das características dos peixes em aquacultura, que atualmente é realizada com recurso a mergulhadores num procedimento demorado e dispendioso. 

E porque a Altice Labs também promove um ecossistema com uma forte ligação à Academia, o Polo de Olhão tem organizado, com a Universidade do Algarve, workshops sobre temas pertinentes do setor. Para este ano está previsto o 5G como tema em debate. De referir que a Altice Labs colabora com a Universidade do Algarve em muitos outros projetos, com destaque para o Algarve Tech Hub. A Altice Labs tem mantido uma estreita colaboração científico-tecnológica com este centro de tecnologia que tem como objetivo promover a captação e retenção de talento na região e o desenvolvimento de projetos académicos de interesse público ou de negócio que dinamizem a economia regional. 

 

Investimento em Fibra Ótica em Olhão, Albufeira, Lagos e Arruda dos Vinhos 

Ainda em Olhão a Altice Portugal assinou o primeiro dos protocolos de reforço de cobertura de fibra ótica estabelecidos com vários Municípios. Concretizando o compromisso de contribuir para o aumento da inclusão tecnológica e digital, a Altice Portugal continua a investir na rede de comunicações a nível nacional. Em Olhão, Albufeira, Lagos e Arruda dos Vinhos, os concelhos onde o Presidente Executivo e os Administradores da Altice Portugal marcaram presença, foi reiterado o reforço da rede de fibra ótica, ao serviço dos seus residentes e visitantes no decorrer deste ano. 

Assim, e no âmbito destes novos investimentos, a cobertura desta tecnologia de última geração será superior a 80% em Olhão, em Albufeira de 85%, em Lagos de 95% e em Arruda dos Vinhos acima de 75%. 

Este reforço em Fibra Ótica vai permitir aos habitantes e empresas destes concelhos usufruir de uma rede mais rápida e resiliente, e, consequentemente, de uma evolução significativa dos índices de conectividade da região. 

São níveis de excelência de serviço, sem discriminar os territórios de baixa densidade, que cumprem o propósito da Altice Portugal de continuar a ser o maior investidor e parceiro dos Municípios contribuindo para o aumento da inclusão social e tecnológica. 

 

As cabines de leitura chegaram a Portimão 

No âmbito do eixo da Responsabilidade Social, as conhecidas cabines de leitura, distribuídas por todo o País, chegaram também hoje a Portimão. A nova microbiblioteca é um espaço comunitário de livros para “Levar, doar, ler e devolver”, o mote da iniciativa. 

Esta é a segunda cabine de leitura do Algarve e a 43.ª reabilitada pela Fundação Altice, que materializa um espaço de democratização do acesso à Educação e à Cultura. As históricas cabines telefónicas ganham assim um novo papel relevante ao serviço da comunidade. 

De acordo com Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal «Esta proximidade ao território representa, de forma clara e inequívoca, o compromisso da Empresa para com o País e os portugueses, através da melhoria da cobertura das redes de comunicações. Do lado da Altice Portugal, garantimos que as ligações em Portugal e para o mundo são feitas com uma rede capilar e robusta. É com orgulho que a Altice Portugal continua a caminhar e a trabalhar ao lado dos Municípios Portugueses contribuindo para uma sociedade digitalmente mais equilibrada e socialmente mais justa”. 

 Hoje são já perto de 6 milhões os lares e empresas cobertos com a maior rede de fibra ótica do País. Um investimento voluntário, autónomo e de capitais totalmente privados da responsabilidade total da Altice Portugal, sem qualquer comparticipação do Estado ou União Europeia. 

O compromisso para com o País e o contributo para o desenvolvimento económico e social continuam na agenda da Altice Portugal fazendo jus ao mote “Estamos cá, estivemos sempre cá e vamos continuar”. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.