REDES
Já são conhecidos os vencedores da Altice IoT Challenge

Já são conhecidos os vencedores da Altice IoT Challenge

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge da Altice Empresas, que premeia soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade

Foram anunciados os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas, marca do segmento empresarial da Altice Portugal, que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas. 

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus. 

Este ano, devido ao aparecimento da COVID-19, foi a primeira vez que a final do IoT Challenge se transformou numa sessão simultaneamente presencial e online. Durante o evento, e após as várias apresentações dos candidatos, as empresas foram avaliadas pelo ilustre júri do concurso, através de sessões de perguntas e respostas. 

Este ano o painel de júri foi composto por: Nuno Nunes, Chief Sales Officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal, Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal, Sofia Rebola, Diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri, Ivo Antão, Administrador Executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, Vice-Presidente da Accenture Portugal. 

 

Os Vencedores 

A Infinite Foundry foi uma das primeiras equipas a conquistar o júri com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional, remotamente. 

A Indra Sistemas Portugal foi premiada pelo projeto “Onesait Motion”, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento (supply chain), garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo. 

A Quantico Solutions foi outra das equipas vencedoras com o projeto “Vision4Lab”, uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable device (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança. 

Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, refere que «Vivemos atualmente tempos de desafios e de novas oportunidades no mercado empresarial. Agora, mais que nunca, é tempo de mudar, transformar e inovar. Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da atividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País.» 

Foram 11 as equipas que chegaram à final, respondendo ao desafio lançado e utilizando o serviço de gestão de conectividade, IoT Connect da Altice Empresas, nas suas soluções. Entre os meses de julho e setembro, os participantes, puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do golabs.IoT para testar as suas soluções. 

Para além das condições especiais na mensalidade e na taxa de ativação do serviço de conectividade IoT Connect da Altice Empresas que é atribuído a todos os finalistas, serão ainda concedidos prémios aos 3 vencedores, incluindo a oferta de 6 mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, Startup passes para o Web Summit 2020, a divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, a exposição da solução no Showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da Altice Empresas. 

Nas últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, naquela que é considerada uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores talentos da área da tecnologia em Portugal, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português, através da extensa rede de clientes e parceiros da Altice Empresas. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.