REDES
Dispositivo compatibiliza comunicação de dados M-Bus com Modbus-TCP

Dispositivo compatibiliza comunicação de dados M-Bus com Modbus-TCP

A sueca HMS Industrial Networks lançou um novo gateway com capacidade para monitorizar os dados Meter-Bus (M-Bus) de diferentes equipamentos de medição – como contadores inteligentes de energia elétrica e de gás – a partir de redes Modbus-TCP

A referida M-Bus é uma norma de comunicação comum em dispositivos de medição – sendo usada sobretudo em edifícios para transmitir dados de consumo registados, por exemplo, por contadores de energia elétrica, gás, ou água. A recolha dos referidos dados de tais dispositivos de medição por parte dos utilizadores para um sistema CLP ou SCADA permite-lhes obter uma perspetiva global do desempenho do edifício, incluindo os parâmetros que tinham de ser anteriormente contados em separado.

O novo gateway Anybus M-Bus para Modbus-TCP descodifica essencialmente as mensagens M-Bus, mapeando em seguida os valores de medição para registos Modbus. O mapeamento e o ajuste dos dados são efetuados por uma ferramenta de configuração web based que permite que o usuário configure o gateway sem qualquer programação – possibilitando a ligação de um total de 20 dispositivos M-Bus slave e a respetiva comunicações entre os mesmos nima rede Modbus-TCP. Esta solução pode ser ainda alargada por intermédio do emparelhamento do referido gateway com um Modbus-TCP Anybus X-gateway, tornando possível a conexão de dispositivos M-Bus a mais redes industriais. Estão disponíveis versões para os protocolos CANopen, CC-Link, ControlNet, DeviceNet, EtherCAT, EtherNet/IP, Modbus RTU, PROFIBUS e PROFINET.

O gestor de produto da HMS Industrial Networks, Niklas Selander, diz que as linhas de produção de muitas empresas se encontram associadas a um determinado tipo de rede industrial, embora os parâmetros dos edifícios – como a eletricidade, a água, e o gás – sejam monitorizadas por sistemas M-Bus diferentes. A vantagem da nova solução é permitir aos proprietários das fábricas analisarem e melhorarem a utilização de energia dos seus controladores lógicos programáveis (CLPs) não só em redes Modbus-TCP mas também noutros tipos de redes.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.