REDES
NEC selecionada para projeto Open-RAN internacional

NEC selecionada para projeto Open-RAN internacional

A Telefónica e a NEC Corporation anunciam a celebração de um acordo para a realização de ensaios pré-comerciais de Open Radio Access Network (Open RAN) nos quatro principais mercados globais da Telefónica

A Telefónica e a NEC Corporation anunciam a celebração de um acordo para a realização de ensaios pré-comerciais de Open Radio Access Network (Open RAN) nos quatro principais mercados globais da Telefónica: Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil. 

A Telefónica é uma das primeiras empresas a adotar redes abertas e uma das principais operadoras europeias que assinaram o Memorando de Entendimento de Open RAN em janeiro deste ano, comprometendo-se com a implementação e desenvolvimento de soluções Open RAN, destinadas a construir redes móveis mais flexíveis, eficientes e seguras na Era do 5G. A empresa tem o objetivo de atingir um crescimento de 50% da rede de rádio com base no Open RAN, até 2025.

Após os excelentes resultados anteriormente alcançados nos ensaios com a Telefónica na Alemanha e no Reino Unido, ao abrigo deste novo acordo, a NEC será o principal integrador de sistemas para implementar e conduzir ensaios de soluções Open RAN baseadas em múltiplos fornecedores, com as empresas operacionais do grupo Telefónica em quatro mercados globais, estando os ensaios planeados para um total de pelo menos 800 locais para utilização comercial, a partir de 2022.

As soluções Open RAN são constituídas por um ecossistema de produtos próprios da NEC, bem como por produtos de software e hardware de parceiros de confiança da indústria. As unidades de rádio 5G (RU) abertas e com MIMO massivo (mMIMO) da NEC, dispondo de formação avançada de feixes e que ajudam significativamente a aumentar/otimizar a capacidade da rede, farão parte do ecossistema.

Adicionalmente, a Telefónica e a NEC irão colaborar na validação e implementação de tecnologias Open RAN de ponta, assim como em vários casos de uso, no recentemente inaugurado Laboratório de Tecnologia e Automação da Telefónica, em Madrid. Os casos de uso a validar incluem casos construídos com base nos Controladores Inteligentes de Rádio (RIC) orientados por IA, para otimização de RAN, automação do ciclo de vida do serviço com base na Gestão de Serviços e Orquestração (SMO), testes e automatização de implementação de acordo com a metodologia de Integração Contínua/Desenvolvimento Contínuo (CI/CD) da Telefónica, bem como a otimização da poupança de energia.

O Centro de Excelencia (CoE) Global em Open RAN da NEC, sedeado no Reino Unido, irá liderar a integração e validação do ecossistema de múltiplos fornecedores e o desenvolvimento conjunto de casos de uso inovadores com a Telefónica, tirando partido do seu conhecimento acumulado.

"As redes abertas são, sem dúvida, a chave para impulsionar a evolução da rede na Era do 5G, e para sustentar e cumprir a nossa missão de fornecer consistentemente experiências superiores aos nossos consumidores e clientes empresariais ", afirmou Enrique Blanco, Diretor Executivo de Tecnologia e Informação (CTIO) da Telefónica. "Através do nosso compromisso de longo prazo com a NEC, temos conhecimento em primeira mão da sua competência tecnológica e prática, bem como da sua abordagem que constantemente coloca o cliente em primeiro lugar, e estamos confiantes de que são os parceiros certos para esta iniciativa altamente estratégica".

"Estamos extremamente honrados por termos sido selecionados como o parceiro estratégico para esta iniciativa disruptiva da Telefónica, que promete um enorme valor e inovação a longo prazo", afirmou Shigeru Okuya, Vice-Presidente Sénior da NEC Corporation. "A experiência que a NEC e a nossa subsidiária Netcracker têm vindo a acumular em termos de TI e redes, é um ativo valioso para ajudar a manter os operadores sempre na liderança da cocriação e do redesenho da próxima geração de redes móveis, que são necessárias para a Era do 5G, e para o futuro".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.