MOB
Comissão Europeia aprova parceria para produção de baterias de lítio

Comissão Europeia aprova parceria para produção de baterias de lítio

A Automative Cells Company, formada em conjunto pela Opel e a Saft, dedicar-se-á ao desenvolvimento e produção de baterias de lítio de alto rendimento, começando a produzir em larga escala a partir de 2023

A Comissão Europeia aprovou este mês a criação da Automative Cells Company (ACC), uma empresa conjunta formada pela PSA, através da sua filial Opel, e pela Total, através da sua filial Saft, ambas com sede em France. A ACC dedicar-se-á ao fabrico e fornecimento de células e módulos para baterias, principalmente para veículos elétricos.

A parceria proposta, segundo a Comissão Europeia, não comporta problemas de concorrência devido à presença limitada das empresas no mercado, e o grande número de concorrentes na indústria de produção de baterias. A formação desta empresa foi aprovada segundo o procedimento normal de controlo de fusões no enquadramento da Comissão Europeia

O projeto foi recentemente anunciado pelas empresas envolvidas, destacando que tomará partido da Investigação e Desenvolvimento conjuntos para desenvolver baterias para veículos elétricos a partir de 2023.

A primeira fase do projeto focar-se-á no I&D, incluindo a construção de uma fábrica-piloto nas instalações da Saft em Nersac (França) para o desenvolvimento de novas baterias de iões de lítio de alto rendimento. A conclusão da fábrica está prevista para para meados de 2021, após o qual será construída uma fábrica de produção a larga escala (8 GWh inicialmente, crescendo depois para 24 GWh) no norte da França, seguida de uma idêntica na Alemanha, de forma a alcançar uma capacidade total de 48 GWh em 2030.

Será necessário um investimento de cerca de 5 mil milhões de euros para concluir o programa; ambas as empresas prevê receber cerca de 1.300 milhões de investimento de fundos públicos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.