MOB
Como a infraestrutura de energia sustentável da Schneider Electric tornou realidade uma frota de 1.200 autocarros elétricos em Milão

Branded Content

Como a infraestrutura de energia sustentável da Schneider Electric tornou realidade uma frota de 1.200 autocarros elétricos em Milão

A Azienda Transporti Milanesi já utiliza as inovadoras celas de Média Tensão (MT) SM AirSeT da Schneider Electric na infraestrutura de carregamento dos seus terminais de Milão, onde se alimenta a sua frota de 1.200 autocarros. O objetivo é que esta seja 100% elétrica até 2030.

Hoje em dia, existem mais de 30 milhões de celas de média tensão instaladas em todo o mundo que utilizam hexafluoreto de enxofre (SF6).

Este gás tem sido utilizado durante décadas de forma segura e fiável, mas apresenta um potencial significativo de efeito de estufa – 23.500 vezes superior ao do CO2 – e é um dos responsáveis ​​pelos desafios climáticos que enfrentamos. Procurar alternativas sem SF6 é, por isso, uma prioridade, uma vez que o consumo de energia continua a aumentar e é esperado que esse crescimento atinja os 48% em 2040.

À medida que cresce a nossa dependência em eletricidade, a forma como produzimos, distribuímos e utilizamos a energia também deve evoluir. Felizmente, já existem soluções sustentáveis.

A nova tecnologia de celas de média tensão com interrupção de corte em vácuo e isolamento de ar puro permite evitar a utilização do SF6. É uma alternativa tão compacta, eficiente e rentável quanto as anteriores, mas muito mais sustentável. A aparelhagem de média tensão sustentável ​​reduz as emissões de gases de efeito de estufa e elimina os problemas resultantes da recuperação do gás – seja para reciclagem ou por haver fugas – no final da vida útil dos equipamentos.

Esta tecnologia já foi implementada com sucesso em diversos setores, como o dos transportes e mobilidade elétrica. Um bom exemplo é a Azienda Transporti Milanesi, que já utiliza as inovadoras celas de Média Tensão (MT) SM AirSeT™ da Schneider Electric na infraestrutura de carregamento dos seus terminais de Milão, onde se alimenta a sua frota de 1.200 autocarros. O objetivo é que esta seja 100% elétrica até 2030.

As tecnologias inovadoras e sustentáveis ​​da Schneider Electric são o eixo central deste novo sistema de distribuição elétrica de média tensão, fornecido pela Alstom. Para além do corte em vácuo, do isolamento com ar puro e da eliminação do SF6, as novas celas de média tensão SM AirSeT também apresentam capacidades digitais avançadas e conectividade para melhorar a segurança, a proteção, a eficiência, a gestão de ativos e a otimização da rede.

Nos seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade, a Azienda Trasporti Milanesi compromete-se a utilizar equipamentos de distribuição de energia elétrica sem gases de efeito de estufa. Este foi um dos primeiros projetos em que se aplicou o SM AirSeT no setor das infraestruturas e, de acordo com os primeiros resultados, a sua utilização permite evitar a emissão de 560 toneladas de gases com efeito de estufa. Para além de melhorar a sustentabilidade, o SM AirSeT também aumenta a eficiência operacional e da manutenção, através da utilização de outras soluções da Schneider Electric para garantir conectividade, comunicação, automação e monitorização.

Até ao momento, a Schneider Electric disponibilizou à Alstom, empresa responsável pela execução deste projeto em Milão, 32 unidades destas celas complementadas por sistemas de gestão de energia (EcoStruxure™) e ainda serviços de manutenção e suporte por parte de equipas dedicadas. Este projeto está a ser implementado, em concreto, nas estações rodoviárias da Azienda Trasporti Milanesi em Milão, Viale Sarca e Giambellino.

Graças à capacidade de inovação da Schneider Electric, é possível satisfazer os mais rigorosos requisitos de sustentabilidade de ponta a ponta sem fazer qualquer cedência em termos de desempenho, eficiência e otimização operacional.

 

SM AirSeT em detalhe

As celas SM AirSeT utilizam apenas isolamento de ar puro em combinação com uma nova tecnologia de corte em vácuo por derivação (SVI, na sua sigla em inglês) criada pela Schneider Electric. São compactas, do mesmo tamanho que um quadro de distribuição SM6 tradicional e mantêm o mesmo sistema de operação – sendo, por isso, fáceis de utilizar e sem necessidade qualquer formação adicional para os operadores. Ao mesmo tempo, são mais eficientes, graças ao novo mecanismo operacional de alto desempenho, o CompoDrive, que multiplica por dez a resistência mecânica dos mecanismos convencionais e permite realizar mais operações.

Estes equipamentos também contam com funcionalidades digitais avançadas que podem ser integradas em sistemas de automação e monitorização, e suportam processos de manutenção baseados em condições, que maximizam a continuidade da operação e utilizam tecnologia de monitorização térmica para identificar anomalias de temperatura que possam provocar sobreaquecimentos.

Esta nova gama da Schneider Electric também melhora a segurança dos operadores graças às suas tecnologias de mitigação do arco elétrico e interfaces com realidade aumentada, que permitem aceder à versão virtual de cada cela a partir de um dispositivo inteligente, sem necessidade de interagir fisicamente com o equipamento.

O SM AirSeT recebeu a etiqueta Green Premium™ da Schneider Electric pelo seu desempenho sustentável, uma distinção reservada para as soluções da empresa que apresentam um desempenho circular, com características como maior durabilidade, capacidade de atualização e reciclabilidade.

À medida que a eletrificação do nosso mundo avança, aumenta a necessidade de os setores mais eletrointensivos, como os Data Centers, os edifícios, o setor da saúde ou dos transportes, adotarem este tipo de tecnologias sustentáveis ​​que permitem reduzir as suas emissões de CO2. A nova tecnologia de quadros elétricos de MT sem SF6 da Schneider Electric ajuda a desbloquear um caminho fundamental para a construção de redes muito mais sustentáveis e sistemas de eletricidade ecológicos.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.