MOB
Hyundai testa condução autónoma 5G

Hyundai testa condução autónoma 5G

Em parceira com a operadora sul-coreana KT, a Hyundai testou a sua tecnologia de navegação de tráfego em redes 5G para carros autónomos, permitindo transmitir dados entre veículos para aumentar a segurança da condução, dando a cada carro informações em tempo real sobre o ambiente circundante

A KT, a Hyundai Mobis (o ramo de peças e serviços da Hyundai) e a Hyundai Mnsoft (fornecedor de soluções de TI para automóveis) trabalharam em parceria para testar um sistema de condução autónoma com comunicação vehicle-to-vehicle, realizado no centro de testes autónomos da Hyundai Mobis em Seosan, província de Chungcheong, onde foi instalada uma rede 5G.

A tecnologia de navegação de tráfego em tempo real a ser testada envia dados de tráfego recolhidos pelos carros para um servidor, que atualiza o mapa coletivo em tempo real e envia essas informações para outros carros por segurança.

Para testar a velocidade e a precisão das atualizações do mapa, a KT e Hyundai desenvolveu três carros, apelidados de M-Billy.

O teste consistiu na condução de três carros M-Billy na pista do centro de testes, sendo o carro da frente obrigado a fazer travagens bruscas se uma bicicleta - colocada a meio da pista - impedisse sua passagem. O segundo carro M-Billy, que seguia de perto o primeiro carro, tinha de a ler as informações recolhidas pelos dos sensores do primeiro carro e parar de acordo. Entretanto, o terceiro carro M-Billy, que ficaria mais atrás dos outros dois carros, foi testado para ver se conseguia mudar de faixa de acordo com os dados de navegação atualizados que recebeu.

KT e Hyundai afirmaram que a tecnologia aumentaria a segurança de carros autónomos, podendo também ser usada para detectar peões.

A empresa de telecomunicações sul-coreana é uma parceira próxima no desenvolvimento de aplicações 5G empresariais com o Hyundai Motor Group. A operadora também está atualmente a trabalhar num sistema de gestão de frota para os autocarros elétricos da marca.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.