SEGURANÇA
Projeto sul-coreano pretende prever crime através de CCTV

Projeto sul-coreano pretende prever crime através de CCTV

As três mil câmaras a ser instaladas em Seul irão recorrer a um software de inteligência artificial que processa a localização, a hora e os padrões de comportamento dos transeuntes para medir a probabilidade de um crime ocorrer

O distrito de Seocho, na capital da Coreia do Sul, e o Instituto de Investigação em Eletrónica e Telecomunicações (ERTI), um instituto nacional de investigação, anunciaram a futura instalação de três mil câmaras equipadas com software de inteligência artificial que o governo sul-coreano alega poder determinar a probabilidade de ocorrer um crime com base num conjunto de fatores situacionais e comportamentais.

As câmaras determinam automaticamente se uma pessoa está a andar normalmente ou a seguir alguém, bem como a sua indumentária - nomeadamente itens usados para dissimular a identidade, como chapéus, máscaras ou óculos - e o transporte de objetos perigosos com possibilidade de serem usados para cometer um crime. 

As câmaras tomam também em consideração se é dia ou noite, e fatorizam todo este conjunto de dados para deduzir a probabilidade de um crime estar prestes a ocorrer, segundo as entidades responsáveis pelo projeto. Se a probabilidade exceder um determinado nível, as câmaras alertam as autoridades locais para enviar pessoal para o local.

No futuro, o distrito de Seocho e o ETRI planeiam analisar 20 mil documentos de sentenças e gravações de crimes para melhorar a performance do sistema de IA para que as câmaras possam comparar o que está a ser filmado no momento com padrões de crimes passados.

O software de IA ainda está em desenvolvimento e a versão completa será concluída em 2022, refere o instituto. Posteriormente, serão instaladas câmaras com estas capacidades em outros distritos de Seul e outras zonas do país. 

O ETRI está também a desenvolver um software de identificação pessoal para ser usado na deteção de criminosos sexuais portadores de pulseira eletrónica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.