SMART CITIES
176 instituições portuguesas aderem ao Pacto Climático Europeu

176 instituições portuguesas aderem ao Pacto Climático Europeu

As cidades de Lisboa e do Porto, bem como diversos municípios e organizações portuguesas, juntaram-se ao Pacto Climático Europeu, comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de estufa, estimar e identificar possíveis condicionantes à transição ecológica, restruturar o planeamento urbano de forma a incorporar fontes de energia eficientes e sustentáveis.

Para 2022, a Comissão Europeia conquistou o apoio de inúmeras organizações para o cumprimento das metas conferidas pelo Pacto Climático Europeu, nomeadamente, a redução das emissões de gases de estufa em 55% até ao final da década e neutralidade carbónica europeia até 2050.

Corporações, municípios, instituições de caridade e associações de cidadãos são fundamentais para a concretização de um futuro mais ecológico, já que são atores centrais no consumo de energia e na gestão de desperdício.

A cidade de Lisboa e a cidade do Porto são parte desta nova parceria, comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de estufa, estimar e identificar possíveis condicionantes à transição ecológica, restruturar o planeamento urbano de forma a incorporar fontes de energia eficientes e sustentáveis. Também vários municípios aderiram à iniciativa, como o Município de Braga, da Figueira da Foz, de Guimarães, de Mafra, entre outros.

O setor privado não ficou aquém. A EDP comprometeu-se a investir na redução de emissões e no controlo da poluição da água, bem como apresentar maior transparência na informação sobre o impacto ambiental das suas operações e promover a educação dos seus colaboradores face à poluição da água. O aglomerado de telecomunicações NOS aposta na redução de emissões, na utilização de energia verde e na transparência de informação.

Estas são algumas das 176 instituições portuguesas que preveem alterar os seus comportamentos para que o mundo continue verde e habitável. Porém, todos nós temos um papel a cumprir na luta por um planeta mais saudável e por uma Europa neutra.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.