SMART CITIES
Aveiro Tech Week trouxe inovação, cultura e tecnologia à cidade

Aveiro Tech Week trouxe inovação, cultura e tecnologia à cidade

A 4.ª edição da Aveiro Tech Week ocorreu entre 2 e 8 de outubro e incluiu conferências, exposições, gaming e instalações artísticas

A 4.ª edição da Aveiro Tech Week decorreu entre 2 e 8 de outubro e trouxe à cidade várias conferências, novidades tecnológicas, exposições, gaming e instalações artísticas relacionadas com a tecnologia, a cultura e a arte. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento é uma das iniciativas que serão destacadas em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.

“Este é um evento que já há muito tempo marca a agenda tecnológica nacional e internacional e que a cada edição assume uma relevância cada vez maior, posicionando Aveiro como uma cidade que acolhe e investe na investigação, e que quer ser também motor de desenvolvimento de tecnologias futuras. Naturalmente que no próximo ano a Aveiro Tech Week irá regressar com ainda mais força no que diz respeito à inovação e à cultura, uma área que será reforçada, uma vez que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura em 2024”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

O programa da Aveiro Tech Week incluiu eventos como o Techdays, realizado de 2 a 8 de outubro, e PRISMA/ Art Light Tech, de 4 a 7 de outubro, visando dar a conhecer o trabalho realizado ao longo do ano no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, que considera que a tecnologia é um meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No Techdays, foram realizados conferências e workshops sobre temáticas como os semicondutores, cibersegurança, transição digital, zonas livres tecnológicas e inteligência artificial. Ao longo das sessões, foram apresentadas as iniciativas que estão em desenvolvimento na cidade, como o trabalho do Aveiro Tech City Living Lab, e anunciados novos projetos, como a instalação física do projeto empresarial Porto Digital em Aveiro.

A Aveiro Tech Week assentou, em parte, numa vertente educativa, tendo sido organizadas diversas atividades com o objetivo de possibilitar um maior contacto com as crianças e jovens com as ferramentas e equipamentos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). 

Ao longo da semana, foram também expostas diversas demonstrações de inovações tecnológicas e organizadas competições Hackathon, incentivando à criação de soluções tecnológicas. Além disto, o cinema insuflável visou promover a arte cinematográfica como uma ferramenta para uma educação inclusiva e participativa.

Um dos pavilhões do Parque de Exposições de Aveiro foi palco de ações e atividades pré-programadas de gaming, com marca Techdays, onde era possível experimentar videojogos, participar em torneios em palco e assistir a livestream.

O festival de luz PRISMA / Art Light Tech coloriu ruas, fachadas e o interior dos edifícios e lugares mais conhecidos da cidade. O evento concentrou vários artistas internacionais e integrou propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e obras de som e luz.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.