SMART CITIES
Barcelona e Lisboa celebram parceria

Barcelona e Lisboa celebram parceria

A Câmara Municipal de Barcelona e a de Lisboa inauguraram hoje a Plaça de Barcelona, a materialização de um projeto que visa promover o talento digital e a nova economia através da criação de pontes e sinergias entre as duas cidades.

A Câmara Municipal de Barcelona e a de Lisboa inauguraram hoje a Plaça de Barcelona, a materialização de um projeto que visa promover o talento digital e a nova economia através da criação de pontes e sinergias entre as duas cidades. Esta instalação itinerante com tecnologia imersiva também tem como objetivo apresentar a cidade de Barcelona de um ponto de vista diferente.

O projeto Plaça de Barcelona oferecerá uma experiência imersiva aos seus visitantes, combinada com realidade virtual, assim como com diferentes atividades que irão reunir instituições e empresas dos sectores tecnológicos tanto de Lisboa como de Barcelona. O objetivo das atividades será partilhar ideias, trocar opiniões e detetar oportunidades de negócios e desafios, e terão como temas principais as start-ups, o videogaming, as indústrias criativas, o Green Deal e a gastronomia.

“O projeto Plaça de Barcelona foi criado com o objetivo de promover ligações com Lisboa a nível institucional e económico, com dinamismo e projeção internacional. Quando planeámos este projeto e pensámos na sua execução, soubemos logo que teríamos de começar com uma cidade como Lisboa, não só pela sua localização estratégica, mas também devido ao seu forte ecossistema tecnológico”, refere Félix Òrtega, Diretor-Geral de Barcelona Activa, a agência de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona. “Lisboa é uma cidade, que, como Barcelona, está sempre nos rankings de cidades mais tecnológicas da Europa. Além disso, o claro compromisso de Portugal em atrair talento, start-ups e empresas internacionais e sua reputação como referência no setor da tecnologia, faz de Lisboa a escolha certa para o arranque deste projeto.”

“A materialização deste projeto significa para Lisboa a concretização de uma forte aliança e união com a cidade de Barcelona, o que impulsionará ainda mais a reputação de Lisboa como referência neste setor”, acrescenta Margarida Figueiredo, Diretora de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

As atividades da Plaça de Barcelona decorrem ao longo de todo o fim de semana e tiveram início pelas 12h do dia 31 de março. Logo no primeiro dia decorreu uma mesa-redonda sobre talento digital, que teve como oradores representantes da Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona. Pelas 17h, está prevista uma talk sobre a revolução gastronómica, com Alexandra Marcó, Marketing Director da Barcelona Turisme.

Relativamente ao segundo dia do evento, será realizada a “Video Gaming Pill”, uma conversa entre Frédo Sanz (COO at Univrse) e Joana Franco (CEO and Art Director at Stories Studio), e, pelas 13h será anunciado o vencedor do Creative City Challenge. Também programado para esse dia, pelas 17h, terá lugar a mesa-redonda “Bridging Creative industries” com José Luis de Vicente, diretor do Design Museum Barcelona, Pep Salazar, CEO da OFFF Festival and Director da Digital Impact e André Luis, Founder and CEO da Trojan was a Unicorn. As atividades encerram no domingo com uma conversa sobre o “Green Deal”, que mostrará como Barcelona é um exemplo a seguir no que toca à sustentabilidade.  

A Plaça de Barcelona é de entrada gratuita e está situada no Parque Eduardo VII, junto à Praça Marquês de Pombal, integrada na programação de inovação do Sònar Lisboa, um festival de música, criatividade e tecnologia que decorre durante todo o fim-de-semana.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.