SMART CITIES
CES 2018: Samsung aposta na simplificação da IoT

CES 2018: Samsung aposta na simplificação da IoT

A Samsung apresentou na edição deste ano do Consumer Electronics Show a sua visão e estratégia para uma experiência inteligente de Internet of Things: simplificada, usável e integrada

 A filosofia de Internet of Things da Samsung baseia-se na inovação aberta, que a torna acessível a mais pessoas, a qual, quando aliada à inteligência, pode personalizar a experiência do utilizador. O ecossistema fragmentado e complexo da IoT é uma barreira à sua implementação. Para que a IoT seja acessível é necessária inovação aberta.

Com o seu portfólio de produtos e liderança na distribuição de conectividade 5G, a Samsung está bem posicionada para oferecer um ecossistema aberto de IoT, em particular através da aplicação Samsung SmartThings.

A inovação aberta mantém-se assim central na estratégia de IoT da Samsung. Com vista a tornar a IoT mais acessível e a reduzir a fragmentação, a Samsung está a trabalhar atualmente com parceiros como o Open Connectivity Forum (OCF) para criar standards de indústria comuns. A OCF é a maior organização de standardização de IoT no mundo, sendo que equipamentos de ar condicionado Samsung, o chip Samsung ARTIK, e o frigorífico Samsung Family Hub já foram certificados por esta associação.

A aplicação Samsung SmartThings, a lançar esta primavera, irá combinar todas as aplicações de IoT da Samsung, incluíndo em particular a Samsung Connect, a Samsung Smart Home e a Samsung Smart View, que permite controlar qualquer equipamento compatível a partir desta única aplicação.

Além disso, a Samsung anunciou o seu plano de ligar o HARMAN Ignite ao SmartThings Cloud, com o objetivo de alargar a experiência de IoT da casa para o carro. Assim, o carro tornar-se-á um componente chave de uma vida mais conectada, onde os utilizadores poderão gerir a sua casa conectada a partir do carro e vice-versa.

Uma parte integrante da visão da Samsung é a possibilidade de conectar os dispositivos e torná-los inteligentes. Com o Samsung Bixby, a Samsung avança com um serviço personalizado e inteligente para dispositivos adicionais. Em 2018, o objetivo é que diversos modelos de Samsung Smart TVs e os novos frigoríficos Samsung Family Hub tenham o controlo de voz através de Samsung Bixby, com vista a facilitar as tarefas diárias dos seus utilizadores.

E porque a conectividade aumentada necessita de uma segurança melhorada, a Samsung anunciou os seus planos de incorporar a reconhecida tecnologia Samsung Knox nos seus equipamentos conectados, incluindo nas Smart TVs, nos produtos móveis e nos eletrodomésticos inteligentes. A tecnologia Knox inclui um sistema de segurança de hardware e atualizações de firmware, para ajudar a garantir que os dispositivos estão devidamente protegidos.

 

Mobilidade

A Samsung, em parceria com operadoras e prestadores de serviços de banda larga, está a encabeçar a transição para as redes 5G, que trarão um novo tipo de experiências conectadas. Com ligação 5G – 100 vezes mais rápida que a conexão 4G LTE atualmente disponível nos smartphones, a Samsung apresenta a sua visão para uma condução ainda mais segura e eficiente.

A plataforma Samsung Digital Cockpit anunciada na conferência de imprensa combina 4G LTE e conectividade 5G com ecrãs Samsung, permitindo novas experiências conectadas para a visualização de conteúdos de informação. Esta plataforma mostra como os carros se tornarão perfeitamente conectados com outros elementos que dispõem de Internet das Coisas.

O novo design do painel, juntamente com o Samsung Bixby, permitirá o fácil controlo e a experiência inteligente no carro e nos dispositivos conectados em casa. A Unidade de Controlo de Telemática (TCU) é compatível com comunicações entre o veículo e tudo o resto, desde carros, infraestruturas, redes e peões, tornando o carro totalmente inteligente e responsivo. Com a conectividade de 5G, será possível fazer o download e fazer o upload de dados ainda mais rapidamente.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.