SMART CITIES
“Cuidado Digital 360+” vai transformar a vida das pessoas no setor social

“Cuidado Digital 360+” vai transformar a vida das pessoas no setor social

A Fundação Santander Portugal, a MEO Empresas, a Sioslife e a Samsung, com o apoio da União das Misericórdias Portuguesas e da Associação Portuguesa de Telemedicina, apresentaram esta terça-feira um projeto que visa acelerar e dinamizar a transformação digital de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Desenvolvido no âmbito da prestação de cuidados à população mais idosa, «Cuidado Digital 360+» é um projeto de digitalização que visa analisar o impacto positivo da tecnologia no setor social, nomeadamente no trabalho de profissionais e na vida dos utentes e familiares.

Pretende ainda dotar o setor social de maior eficiência e rentabilidade, por forma a garantir os melhores serviços e cuidados aos seus utentes. Para isso, tira partido do elevado know-how, experiência e da unificação das várias soluções tecnológicas desenvolvidas pela MEO Empresas, enquanto responsável pela disponibilização do SmartAL – solução focada no acompanhamento de saúde de seniores e doentes crónicos à distância; pela Sioslife, responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma de suporte a clientes e gestão de processos; pela Samsung, enquanto fornecedora dos dispositivos e equipamentos; e pela vontade assumida pela Fundação Santander Portugal de ter um impacto positivo na comunidade.

Para conhecer e analisar o impacto que a transformação digital pode trazer ao setor social, foi implementado um projeto-piloto em duas IPSS, com valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário – a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e o Centro Social e Paroquial de Raimonda. Os resultados preliminares já obtidos revelam a importância e o impacto da digitalização no seio destas Instituições, demonstrando a mudança positiva na vida dos idosos que passaram ter mais apoio na monitorização da sua qualidade de vida e em eventuais problemas de saúde, bem como uma significativa melhoria ao nível de trabalho dos cuidadores.

 

Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra – 44 utentes

  • Disponibilização de equipamentos às equipas com 100% de utilização pelas equipas.
  • 100% dos profissionais utiliza novas tecnologias no seu dia-a-dia.
  • 62% dos utentes com contacto diário com novas tecnologias - 22% com uso regular no dia-a-dia.
  • 44% dos utentes com uso diário de novas tecnologias - utilização média/utentes acima das 35h/mês.
  • Média mensal de 1221 medições remotas de dados biométricos.
  • 51% dos utentes com monitorização de saúde à distância.

 

Centro Social e Paroquial de Raimonda – 45 utentes

  • Disponibilização de equipamentos com 100% de utilização pelas equipas.
  • 36% dos profissionais utiliza novas tecnologias no seu dia-a-dia.
  • 57% dos utentes com contacto diário com novas tecnologias - 27% com uso regular no dia-a-dia.
  • 38% dos utentes com uso diário de novas tecnologias - utilização média/utente acima das 28h/mês.
  • Média mensal de 2490 medições remotas de dados biométricos.
  • 48% dos utentes de Serviços de Apoio Domiciliário com monitorização de saúde à distância.

«Cuidado Digital 360o» pretende ser uma resposta à necessidade natural de evolução do setor social. Hoje, a transformação digital é uma realidade na maioria dos setores da sociedade, apresentando diversas mais-valias e benefícios na sua utilização. Como tal, também o setor social e da saúde necessitam do desenvolvimento de soluções com vista à conciliação da prestação de cuidados de saúde e do apoio social, com valências que possibilitam um acompanhamento de maior proximidade.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.