SMART CITIES
Governo apresenta primeira estratégia para territórios inteligentes

Governo apresenta primeira estratégia para territórios inteligentes

Sob o lema “transformar dados em ações”, a iniciativa conta com um investimento de 60 milhões de euros do PRR e visa facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados

O Governo apresenta esta segunda-feira a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI), que tem como mote “transformar dados em ação”. A iniciativa é um referencial para facilitar a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território assente na inovação e na transparência.

De acordo com um comunicado, a ENTI tem um investimento de 60 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Além disto, a iniciativa conta com a participação ativa de autarquias, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, comunidades intermunicipais, e várias entidades, incluindo empresas das áreas das tecnologias e das telecomunicações, instituições de ensino superior e organismos integrados no sistema nacional de ciência e tecnologia.

O instrumento de política pública vem impulsionar a implementação de 16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais. Através de soluções tecnológicas, estas permitem proceder à antecipação, gestão e planeamento das necessidades de cada território, abrangendo áreas urbanas e rurais e comprometendo-se com a promoção da igualdade territorial.

A ENTI atua nos domínios da governança, sociedade, mobilidade, ambiente, qualidade de vida e economia. As várias ações que a constituem focam-se na gestão inteligente de recursos essenciais, como a água, a mobilidade, ou a energia, entre outros, visando garantir a sua alocação eficiente e otimizar o funcionamento das cidades, zonas rurais, florestais, áreas de proteção e comunidades em geral.

Entre os objetivos da Estratégia está a cooperação entre autarquias, empresas e academia, procurando promover a criação de sinergias e iniciativas, assim como capacitar e preparar a comunidade para enfrentar desafios futuros.

Segundo o comunicado, a criação da Plataforma de Dados Portugal, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, desempenhará um papel fundamental na mudança da gestão, integração, partilha e análise de dados, algo subjacente à ENTI.

“A relevância da apresentação da primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes reflete-se num conjunto de orientações para acelerar a transformação dos municípios e posicionar Portugal como uma nação digital”, afirma Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. “Esta estratégia procura contribuir para uma tomada de decisão pública mais fundamentada, baseada em evidências e alavancar uma gestão ainda mais inteligente de recursos essenciais dos territórios”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.