SMART CITIES
IA ajuda a reduzir a poluição da água

IA ajuda a reduzir a poluição da água

O projeto SmarText, vencedor do concurso Born From Knowledge, promete resolver grave problema de poluição das águas por óleos e gorduras alimentares.

O projeto SmarText (concebido por uma equipa de investigadores do Atlântica – Instituto Universitário, Oeiras) promete resolver grave problema de poluição das águas por óleos e gorduras alimentares.

Existe um problema: uma quantidade muito reduzida (estimada em 15 a 20%) de óleos e gorduras são retidos atualmente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e são eliminados sem qualquer tipo de valorização. Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, tantos quantos precisaríamos para viver até aos 40 anos. Recorrendo a materiais abundantes na natureza e biodegradáveis, celulose e argila, a SmarText é um filtro que, usando nanopartículas, permite filtrar cerca de 85% do óleo das águas antes de estas serem despejadas nos afluentes de água.

A SmarText alia ainda um baixo custo de produção à valorização de recursos, já que a gordura captada da água pode ser vendida à indústria dos biocombustíveis, entre outras.

Um software que recorre à Inteligência Artificial para ligar o setor aeronáutico em Blockchain e que promete patrocinar a primeira transferência entre aeronaves no mundo; uma tecnologia que filtra 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes na água, reduzindo a poluição que os mesmos causam; e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino. Estas são três das ideias nascidas do conhecimento científico e tecnológico realizado em Instituições de Ensino Superior portuguesas premiadas ontem, 15 de julho, na edição de 2020 do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial. As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições - Norte, Centro e Alentejo - em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.

Numa edição ainda marcada pela pandemia, o júri decidiu premiar dois projetos de saúde: na categoria “Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19”, distinguiu-se o projeto spiro4MALAIDS que descobriu uma molécula promissora que, além de inibir o HIV-1 e o HIV-2 também mostrou ser ativa contra estirpes multirresistentes do mesmo vírus. Provou, igualmente, ser ativa contra vírus como o influenza ou o coronavírus. Por sua vez, o expressPIK, um teste de diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA, para ajudar os médicos a identificar pacientes com cancro de mama com maior probabilidade de responder ao tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK, venceu na categoria “Saúde e Bem-Estar”.

No BfK Ideas 2020, adiado por causa da pandemia, estiveram a concurso 33 projetos, distribuídos por seis categorias: Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos naturais para a valorização do interior; e Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19. 

O júri, formado por João Mendes Borga, administrador da ANI; José Vale, head of innovation and entrepreneurship do IAPMEI; Rui Ferreira, vice-presidente executivo da Portugal Ventures; e Cláudia Montenegro, diretora de Responsabilidade Social da Galp, avaliou os oito finalistas, que ontem apresentaram os seus pitches, depois de uma mentoria recebida no Instituto Pedro Nunes (IPN).  

Se para Catarina Trindade, da SmarText, a distinção significa “o reconhecimento do potencial da ideia”, essencial para a angariação do financiamento necessário à prossecução do projeto, para Luís Santos, da EARHART, o prémio reconheceu que o projeto “transformará o mundo da aviação”. 

Nuno Alves, da Spiro4MALAIDS, garantiu que os próximos passos estão bem definidos: “vamos avançar com os estudos in vivo logo que possível e constituir-nos como start-up para podermos concorrer a financiamento”. Também Ana-Teresa Maia, da expressPIK tem os planos bem definidos: “A prioridade é angariarmos investidores para continuar a desenvolver a tecnologia e contratar recursos humanos”.

Por sua vez, Eduardo Nunes, só pensa continuar a trabalhar para implementar logo que possível o Kendir Studios, pelas instituições de ensino das mais diversas geografias. “A prioridade é lançar logo que possível o jogo adaptado à matemática do 6º ano”.

BfK Rise: Programa de Aceleração Tecnológica de três meses

Os vencedores do BfK Ideas têm entrada direta para o programa de Aceleração em ciência e tecnologia “BfK Rise”, 

O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.