SMART CITIES
IBM alarga Smarter Cities Challenge

IBM alarga Smarter Cities Challenge

Cada uma das 10 cidades selecionadas na nova edição usufruirá da integração de soluções inovadoras da IBM no projeto apresentado em candidatura, bem como o equivalente a 500 mil dólares em apoio de consultoria. As candidaturas estarão abertas até 24 de fevereiro.

A IBM volta a alargar o Smarter Cities Challenge a mais localidades de todo o mundo, ao lançar mais uma edição deste programa competitivo global, no qual a Companhia disponibiliza serviços de consultoria com o objetivo de promover e criar cidades mais inteligentes.

Nesta nova edição, cujo prazo de candidaturas termina a 24 de fevereiro, a IBM está à procura de projetos que possam beneficiar com as tecnologias inovadoras da Companhia, como são exemplo a analítica avançada de dados, o cloud computing, a computação cognitiva e as soluções de analítica de dados meteorológicos.

Os requisitos essenciais para se ser uma cidade vencedora incluem uma liderança forte, vontade de colaborar com várias entidades e o desejo de transformar a cidade num local mais inteligente e eficiente. A IBM selecionará as 10 candidaturas que melhor se enquadrem nos critérios desta iniciativa, de um total estimado de 100 que são recebidas a cada nova edição.

Este galardão prevê que cada cidade selecionada, de entre o leque de candidaturas, acolha uma equipa composta por seis dos melhores consultores da IBM, que procurará, durante três semanas, avaliar, analisar e recomendar melhorias estruturais na região. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal e outras entidades locais, de modo a recolher a informação necessária para que, no final, se possa disponibilizar uma lista de recomendações detalhadas, com base nos requisitos e objetivos do projeto apresentado pelo município. O valor deste apoio em consultoria representa um investimento estimado de 500 mil dólares.

Iniciada em 2010, esta é a maior iniciativa de Cidadania Corporativa da IBM, tendo já enviado 800 especialistas a mais de 130 cidades espalhadas pelos cinco continentes, onde foram desenvolvidos projetos de consultoria pro bono de forma a resolver os desafios lançados pelas autarquias e a melhorar os serviços prestados aos seus cidadãos.

Faro foi até ao momento a única cidade portuguesa premiada com este apoio da IBM. O projeto decorreu em 2014, tendo tido como resultado uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.

"As cidades de todo do mundo estão sob uma enorme pressão para enfrentar desafios crescentes e com recursos cada vez mais limitados", sublinhou Jennifer Crozier, vice-presidente de Iniciativas Globais de Cidadania Corporativa da IBM. "Muitas vezes as cidades não têm acesso às soluções de tecnologia mais inovadoras e a recomendações e melhores práticas que poderiam ser aplicadas para resolver esses problemas e melhorar os serviços. Procuramos partilhar o que de melhor fazemos na IBM, entre conhecimento e a nossa experiência nas áreas da computação cognitiva e da analítica, por forma a ajudar e a aportar melhorias significativas e duradouras a estas cidades".

As cidades interessadas devem submeter uma declaração de interesses até ao dia 24 de fevereiro em www.smartercitieschallenge.org

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.