SMART CITIES
IBM Smarter Cities Challenge seleciona 5 novos municípios

IBM Smarter Cities Challenge seleciona 5 novos municípios

O programa IBM Smarter Cities Challenge vai enviar equipas de especialistas para cinco municípios durante 2018 para disponibilizar serviços de consultoria pro bono sobre questões como habitação social, desenvolvimento económico, imigração e segurança pública.

As cinco cidades – Busan na Coreia do Sul; Palermo em Itália; San Isidro na Argentina; San Jose nos EUA; e Yamagata no Japão – foram selecionadas entre um grupo altamente competitivo de mais de 100 cidades em todo o mundo que concorreram para obter este tipo de donativo de serviços de consultoria da IBM.

Desde 2010, a divisão de Cidadania da IBM fez chegar estes serviços no âmbito do Smarter Cities Challenge a mais de 130 cidades em todo o mundo, incluindo uma portuguesa, escolhidas entre mais de 600 candidatas, com quase 800 especialistas de topo da IBM a trabalhar em serviços pro bono avaliados em mais de 68 milhões de dólares. Cada projeto de consultoria tem o valor comercial de 500.000 dólares.

Para as próximas iniciativas pro bono, a IBM poderá utilizar as capacidades analíticas cognitivas do Watson para identificar e perceber os diversos dados da cidade como os padrões de transporte ou tendências de saúde pública, ou ainda, fenómenos meteorológicos naturais e de influência humana, poderão ser analisados a partir dos maiores conjuntos de dados meteorológicos do mundo, os registados pela The Weather Company, uma empresa do Grupo IBM. A análise dessas informações pode ajudar a criar o plano de recomendação da IBM para os stakeholders da cidade enfrentarem os seus desafios locais.

Os programas Smarter Cities Challenge ajudaram cidades de todo o mundo a melhorar significativamente a qualidade de vida dos seus residentes. Os projetos suportados pelas recomendações da IBM ajudaram a atualizar as competências dos funcionários ao serviço da cidade e permitiram que as cidades ganhassem prémios de prestígio e as tornassem mais competitivas. Exemplos de alguns dos resultados alcançados até à data:

  • Faro foi até ao momento a única cidade portuguesa premiada com este apoio da IBM. O projeto decorreu em 2014, tendo tido como resultado uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.
  • Memphis, nos EUA, e a IBM trabalharam para desenhar um plano para diminuir os pedidos e melhorar o tempo de resposta dos serviços de saúde de emergência, e para melhorar o sistema a longo prazo, particularmente para os cidadãos com rendimentos mais baixos.
  • Dublin, na Irlanda, trabalhou com a IBM para avaliar a viabilidade de adotar energia solar e de menor custo e conseguiu instalar painéis solares nos telhados de quase todos os edifícios governamentais da cidade.
  • Porto Alegre, no Brasil, criou um PoA digital para facilitar o diálogo online entre cidadãos e a entidades oficiais da cidade para identificar as prioridades e adaptar o orçamento municipal. Uma delas referiu-se às rotas dos transportes públicos que foram ajustadas para ajudar os residentes mais carenciados a terem um melhor acesso a serviços de saúde.

Jennifer Ryan Crozier, Vice-Presidente de Cidadania Empresarial da IBM e Presidente da IBM Foundation, felicitou os vencedores, dizendo que “nos últimos sete anos, vimos fortes candidaturas de mais de 800 cidades de todo o mundo que propuseram iniciativas em que o talento da IBM e a tecnologia os poderiam ajudar a resolver os seus problemas mais difíceis, mas 2017 destacou-se. Felicitamos os vencedores deste ano e estamos ansiosos para colaborar com cada um deles no Smarter Cities Challenge.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.