SMART CITIES
Moscovo aposta na inteligência artificial

Moscovo aposta na inteligência artificial

A capital russa anunciou a criação um novo centro de desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e IoT no contexto das smart cities, como parte de um projeto global do World Economic Forum

A capital da Rússia será a sede de um novo centro de inteligência artificial, que se dedicará principalmente ao desenvolvimento de soluções urbanas inteligentes baseadas em IA para a cidade de Moscovo, uma iniciativa enquadrada no projecto global de IA do World Economic Forum.

Centros de inteligência artificial semelhantes já foram estabelecidos nos Estados Unidos, China, Canadá e Japão. A sua missão é proporcionar soluções para a cooperação, a aprendizagem e o intercâmbio de conhecimento sobre esta tecnologia. Os detalhes da criação do novo centro em Moscovo encontram-se actualmente em negociação com o governo russo.

Uma vez em funcionamento, o instituto começará a trabalhar no desenvolvimento de propostas de uso da inteligência artificial e IoT para facilitar a recolha e processamento de grandes quantidades de dados no âmbito das cidades inteligentes. Adicionalmente, o centro trabalhará no sentido de resolver questões regulamentares relacionados com a IA.

O instituto irá operar na plataforma do Sberbank, um dos maiores bancos internacionais da Rússia. Por sua vez, os executivos sénior do banco serão instruídos sobre as vantagens da IA para tomada de decisões e digitalização.

De acordo com o World Economic Forum, o centro poderia trabalhar também em projectos relacionados com políticas de transparência e tecnologia blockchain. Estima-se que em 2025 haverá cerca de 40 mil milhões de dispositivos IoT, pelo que a problemática da propriedade intelectual e a protecção de dados pessoais irá ganhar relevância, e terão de ser encontradas novas soluções.

O Departamento de Tecnologia da Informação de Moscovo (DIT) existe há cinco anos, durante os quais foram digitalizados 166 serviços do Estado e criados 178 portais web, incluindo o site oficial da câmara e do Governo de Moscovo. Na mesma linha, este departamento prevê alcançar 300 novos projectos lançados a cada ano.

Assim, a criação de um novo centro de inteligência artificial em Moscovo permitirá à Rússia alcançar os objectivos referentes à IA, estabelecidos na sua Estratégia de Desenvolvimento Nacional 2030.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.