SMART CITIES
NEC contribui para projeto smart city espanhol

NEC contribui para projeto smart city espanhol

A NEC Iberica foi selecionada pela Red.es para fornecer soluções de cidade inteligente à Diputación de Córdoba, um instituto público que fornece serviços económicos e técnicos aos residentes de 77 municípios de Córdoba, no âmbito do "Enlaza, o Projeto Inteligente e Sustentável para os Municípios da Província de Córdoba”

 

O projeto, financiado pela Red.es – uma entidade pública corporativa pertencente ao Ministério da Economia e Negócios (MINECO) de Espanha – levará aos municípios de Córdoba as vantagens associadas a uma cidade inteligente, al longo de um período de 3 anos. Através deste projeto, os desafios urbanos comuns aos diferentes municípios serão identificados e resolvidos através de soluções inovadoras, que tiram partido da IA e da IoT como parte da implementação nestes municípios de uma transformação digital sustentável e eficiente, em suporte de Cidades Inteligentes.

Em parceria com a Sociedad Ibérica de Construcciones Eléctricas (SICE), multinacional de integração tecnológica para processos industriais nas áreas de tráfego e transportes, meio ambiente, energia e telecomunicações, a NEC vai fornecer a sua solução "Cloud City Operation Center" (CCOC) , uma plataforma de Cidade Inteligente baseada em FIWARE, que recolhe dados de toda a cidade em tempo real através de vários sensores, e analisa automaticamente essas informações, permitindo uma melhor prestação dos serviços municipais. A NEC irá também fornecer soluções verticais através da plataforma CCOC, para melhorar as operações e os serviços da cidade aos residentes, nas seguintes áreas:

  • Sistema Inteligente de Gestão de Energia. O sistema, fornecido pela SICE, permite monitorizar o fornecimento municipal de eletricidade, tanto em edifícios como na iluminação pública, e analisar o comportamento das instalações municipais através dos dados de consumo, bem como o impacto das medidas de poupança e eficiência energética adotadas.
  • Análise Inteligente de Dados. O Sistema permite à Diputación de Córdoba e aos seus municípios alcançar um nível mais lelevado em termos de gestão de serviços, através de uma abordagem baseada no controlo e na gestão do ciclo de vida dos dados em todas as suas fases.
  • Gestão de resíduos. Este sistema vai permitir uma prestação de serviços mais eficiente e melhorada, através da monitorização do nível do lixo dentro dos contentores com recurso a sensores volumétricos.
  • Sistema Inteligente de Gestão de Água. Este sistema, fornecido pela SICE, gere e melhora a qualidade do serviço de abastecimento, saneamento e purificação da água potável nos municípios da Diputación de Córdoba.
  • Sistema de Gestão de Incidentes. O sistema será a base para a coordenação de vários departamentos e stakeholders, disponibilizando-lhes uma ferramenta para gerir recursos operacionais, bem como para otimizar a tomada de decisões e a execução de tarefas através de processos automatizados.
  • Sistema de Gestão de ativos. O objetivo é centralizar a gestão do ciclo de vida dos ativos. Este sistema serve como um repositório central de ativos e como sistema dinâmico para gerir a vida dos mesmos em termos das diferentes atividades necessárias à sua gestão, por parte da Diputación de Córdoba e dos seus municípios.
  • Plataforma Open Data. Plataforma de portal web para partilha, com residentes e stakeholders, de dados que são recolhidos através das operações da cidade, permitindo disponibilizar comentários, ideias e sugestões para melhorar o uso desses dados.
  • Plataforma de Participação dos Cidadãos. Plataforma que permite um novo canal de comunicação entre gestores e residentes, levando a uma melhor prestação de serviços e a uma maior compreensão das necessidades e do estado real do município.

"Cada município de Córdoba depara-se com desafios locais únicos, mas o desafio de passar a ser uma cidade verdadeiramente sustentável e preparada para um futuro de rápida urbanização é partilhado como um objetivo comum de longo prazo. Estamos felizes por trabalhar com a NEC neste projeto no sentido de alcançar esse objetivo importante, através do recurso a tecnologias do campo das TIC que estão em constante desenvolvimento", disse Antonio Ruiz, presidente da Diputación de Córdoba.

"Sentimo-nos honrados por poder contribuir para a transformação digital dos municípios de Córdoba. O nosso CCOC, que atuará como o cérebro de cada cidade, vai receber e monitorizar informações de vários sensores para serviços verticais e realizará análises cruzadas dos dados, proporcionando assim uma abordagem abrangente e holística para os desafios operacionais da cidade", afirmou Jaime Serrano, CEO da NEC Iberica. "Trabalharemos de perto com a comunidade e os stakeholders de cada município com o objetivo de fornecer serviços aos seus residentes, o que contribuirá para aumentar o potencial de cada comunidade e criará uma mudança social para melhor."

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.