SMART CITIES
Norte de Portugal junta-se à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Norte de Portugal junta-se à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os municípios do Norte do País revelam o seu compromisso com a sustentabilidade e concorrem aos Prémios ODSLocal com 249 projetos

A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) conta com os municípios da Região Norte para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, a Região Norte apresentou 249 projetos nas várias dimensões da sustentabilidade, submetidos por 41 municípios.

Os municípios de Matosinhos, com 58 projetos, Vila Nova de Gaia (46), Viana do Castelo (28) e Porto, com 23 projetos, são os que apresentaram o maior número de candidaturas. Destacam-se ainda as candidaturas de Marco de Canaveses (12), Vila do Conde (10) e Guimarães (9).

Quando analisados os distritos da região Norte, o Porto reúne o maior número de candidaturas (164), seguido de Viana do Castelo (32), Guarda (27) e Aveiro, com 22 projetos.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 114 municípios de todo o país e mapeados 1130 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1723 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Isto mostra o compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas de cariz social (como apoios a famílias desfavorecidas e equidade de género), incentivos a ações de educação para a reflorestação, entre outras. 

A Plataforma ODSlocal vai distinguir no próximo dia 3 de novembro, três projetos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na Conferência de 2023 serão apresentados os municípios que, no ano em curso, mais se distinguiram nos vários ODS, contribuindo para o avanço efetivo rumo às ambiciosas metas da Agenda 2030, a bem das Pessoas, do Planeta, da Prosperidade, da Paz e das Parcerias.

Entre os vários projetos da Região Norte registados no portal ODSlocal, a título exemplificativo, encontram-se:

 

Matosinhos:

Novos Horizontes: Um projeto associativo que pretende prevenir e identificar casos de pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA) do concelho de Matosinhos, assegurar o acompanhamento psicossocial das PSSA e combater o estigma e preconceito associado.

Conselheira Local para a igualdade de género: Tem por missão acompanhar e dinamizar a implementação das políticas locais, para a cidadania e a igualdade de género e ainda promover e acompanhar as ações do Sistema Gestão NP 4552:2016 e do Plano Municipal para a Integração de Migrantes - Matosinhos (PMIM).

Biquinha em ação: Um espaço dirigido a crianças e jovens dos 6 aos 19 anos em situação de risco de exclusão social e seus familiares, residentes no Conjunto Habitacional da Biquinha, com atividades que pretendem aumentar as competências pessoais, sociais, escolares e profissionais, contribuindo para o sucesso escolar e integração socioprofissional.

Bom proveito: Com a missão de reduzir a quantidade de alimentos desaproveitados no Espaço de Restauração do MAR Shopping Matosinhos, os visitantes dispõem de embalagens de take-away gratuitas, o que lhes possibilita levar para casa as sobras da sua refeição, de uma forma prática, e consequentemente evitar o desperdício alimentar. Com este projeto, o Meeting Place pretende sensibilizar para a redução do desperdício alimentar e reforçar o compromisso com a sustentabilidade e apoio à comunidade local.

 

Vila Nova de Gaia:

Escola de segunda oportunidade de Gaia: Uma resposta socioeducativa protocolada com o Ministério da Educação, com a Câmara Municipal de Gaia, o IDIS a Associação de Escolas 2O que visa, através da operacionalização do Despacho 6954/2019 de 6 de agosto, permitir o término do 2º e 3º ciclos de escolaridade a jovens em situação de risco psicossocial e com historial de insucesso e abandono escolar precoce.

Ubuntu no Bairro: Tem como objetivo restaurar o capital social nas comunidades, reforçando assim as redes comunitárias e informais de apoio. Sustentado na Filosofia de ética africana Ubuntu, que se pode traduzir por - "Eu sou porque tu és", este método promove a relação enquanto veículo de crescimento e desenvolvimento individual e comunitário, fomentando a criação de laços relacionais entre os diferentes atores sociais.

 

Viana do Castelo:

Fora do Casulo: Projeto da Associação Methamorphys (IPSS) com o propósito de promover e proporcionar o crescimento e desenvolvimento humano. Em junho 2015 abriu o CAT, Casulo Abrigo, com capacidade para integrar 16 pessoas em situação de Sem-Abrigo. Em junho 2023 entrou em funcionamento a Equipa de Rua, Fora do Casulo. De âmbito distrital, tem como objetivos a prevenção, o acompanhamento e a promoção de oportunidades essenciais na vida daquelas pessoas que percorrem caminhos para a reintegração social.

SOS Praias: A Coordenada Decimal - Associação de Nadadores-Salvadores, tem uma equipa permanente 365 dias por ano, nas praias do Município. Composta por um dispositivo de nadadores-salvadores com formação diferenciada na área do socorrismo e condução de meios de salvamento, esta equipa funciona em articulação com as entidades e clubes locais na resposta a um conjunto de situações e sensibilização.

Dar Vida ao Vidro: Campanha de sensibilização ambiental que contou com o financiamento da Sociedade Ponto Verde, e pretendeu sensibilizar o canal HORECA nas freguesias mais densamente povoadas nas imediações das instalações da Resulima para a importância da separação dos resíduos de embalagem de vidro.

 

Porto:

Academia Rotaeco: Iniciativa que se destina aos jovens universitários do Porto e surge na sequência da atual crise climática. Algumas lacunas de informação sobre hábitos sustentáveis levaram à necessidade desta academia cujo objetivo é dotar todos os participantes da informação necessária para que sejam capazes de perceber o problema de forma clara, assim como as políticas já adotadas e aquilo que está a ser feito para o mitigar.

FOCA-TE: O cancro oral é um problema universal de saúde pública e encontra-se entre os dez cancros com taxas de incidência e morbilidade elevadas. ‌O projeto pretende contribuir para o aumento da literacia para os fatores de risco que promovem o aparecimento de lesões potencialmente malignas e do cancro oral, em jovens vulneráveis, através da Educação para a Saúde Oral e Assistência Dentária.

Eu e a Minha Reforma: A Iniciativa, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com o Município da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia e Valongo, apresenta uma proposta de solução, testada com sucesso, consubstanciada num programa integrado de promoção e melhoria dos níveis de literacia financeira entre a população com 55 ou mais anos.

 

Marco de Canaveses

Compostores Modulares Comunitários: Instalação de equipamentos disponíveis a toda a população para separação dos resíduos. A valorização dos bioresíduos e redução do envio dos mesmos para o aterro sanitário fará também diminuir significativamente os encargos de gestão de resíduos para o Município.
 

Vila do Conde

TuriSénior: Este projeto lançado por uma start up consiste em enfrentar um problema social que é a desigualdade no acesso ao turismo, intervindo na inclusão social e tendo como público-alvo a população sénior.

 

Guimarães

Mercado Municipal sem Plástico: Projeto municipal para a eliminação e redução de Plásticos de uso único, com 2 objetivos principais: sensibilizar e procurar alternativas através da promoção de compras ecológicas e da inovação procurando estabelecer parcerias no âmbito do Ecossistema de Governança: Guimarães 2030. O exemplo mais recente é projeto de substituição dos plásticos de uso único na Limpeza Urbana e no Mercado Municipal com a distribuição de sacos compostáveis.

O Prémio ODSLocal na categoria Projetos vai ser entregue no decorrer da Conferência ODSLocal 2023, no dia 3 de novembro, em Viana do Castelo (Teatro Municipal Sá de Miranda), onde serão também apresentadas diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável. O júri do Prémio integra a Fundação “la Caixa”; membros da Comissão Científica ODSlocal; um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.