SMART CITIES
O futuro da mobilidade no Estoril

O futuro da mobilidade no Estoril

Decorreu passados dias 18 e 19 de Maio a World Shopper Conference Iberian 2018, onde pela primeira vez em Portugal foi possível experimentar um veículo elétrico de nível 5, o escalão máximo de autonomia de condução

Nos passados dias 18 e 19 de maio, passaram pelo Centro de Congressos do Estoril mais de 1.000 pessoas para assistir à World Shopper Conference Iberian 2018. Pela primeira vez, investidores, empreendedores, e profissionais do setor automóvel e da mobilidade ibéricos estiveram debaixo do mesmo teto a discutir o futuro da indústria e da mobilidade. O evento contou com a presença de 1174 participantes,  50 oradores de nove países, e 41 expositores em dois dias de exposições, apresentações, debates e formações dedicados ao futuro da mobilidade.

Para além disto, a grande atração do evento foi a demonstração do Navya Shuttle, um veículo elétrico 100% autónomo já a circular, experimentalmente, em 9 cidades no mundo.

O Navya Shuttle é um veículo autónomo de nível 5, o que significa que opera de forma completamente independente de controlos humanos: não tem condutor, volante, nem pedais, e não é operado remotamente. Em vez disto, orienta-se no espaço graças a um conjunto de sensores colocados no seu exterior – GPS para georreferenciação, odometria para cálculo de velocidade e sensores LIDAR para deteção de objetos e construção de um mapa do ambiente em que se move.

O shuttle em a capacidade para 15 passageiros (11 sentados e 4 de pé) numa área aproximadamente equivalente a uma SUV, e faz até 95 km/h de forma a se poder inserir perfeitamente no tráfego público. Em termos de energia, é alimentado por  baterias de lítio com uma autonomia de nove horas.

O Navya Shuttle tem aplicações tanto de tráfego público como em instalações fechadas como plantas fabris, campus hospitalares, etc, e já está em utilização em nove locais:

  • Lyon, França (2 veículos, numa rota de 1,3km em tráfego público)
  • Sion, Suíça (2 veículos no centro da cidade)
  • Perth, Austrália (2 veículos em tráfego público)
  • Paris, França (3 veículos em tráfego público na zona de La Défence)
  • Michigan, EUA (1 veículo no campus da Universidade de Michigan)
  • Fukuchima, Japão (3 veículos no recinto da planta nuclear)
  • Nanyang, Singapura (1 veículo no campus da Nanyang Technological University)
  • Roissy, França (2 veículos a fazer a coneção entre a estação de Roissypole e aeroporto)
  • Hong Kong, China (1 veículo no Nursery Park)

 

A Navya é uma empresa francesa de Smart Mobility especializada no desenvolvimento de soluções de transporte 100% autónomas e elétricas, e tem estado a produzir o seu shuttle autónomo desde 2015. Para além do shuttle, desenvolveu um taxi equivalente.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.