SMART CITIES
Porto investe 3 milhões na digitalização

Porto investe 3 milhões na digitalização

A cidade do Porto integra projeto de 3 milhões de euros no qual convida empresas a apresentar candidaturas que apresentem serviços e soluções digitais para desafios vividos no contexto urbano

O Porto é uma das oito cidades da Europa - além de Manchester, Helsínquia, Milão, Antuérpia, Carougue, Santander e Eindhoven – que se vão candidatar a uma verba superior a três milhões de euros para o desenvolvimento de serviços e soluções digitais para desafios vividos no contexto urbano. Trata-se de um projeto que surge no âmbito da plataforma Synchronicity, que, fruto de um investimento global de 20 milhões de euros cofinanciado pela Comissão Europeia, pretende desenvolver um mercado global de IoT, no qual cidades e empresas desenvolvem serviços digitais positivos para os cidadãos e as economias locais.

Cada um dos oito municípios procura soluções tecnológicas em áreas definidas, sendo que no caso específico do Porto o foco recai sobre mobilidade, envolvimento do cidadão e ambiente e bem-estar. Os projetos a submeter devem apoiar a expansão tecnológica urbana e contribuir ativamente para que os cidadãos e agentes de inovação das cidades possam ser participantes ativos no desenvolvimento deste mercado digital único. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 30 de setembro, podendo ser desenvolvidas em consórcio de empresas e outras cidades europeias.

Serão selecionadas entre 15 a 25 soluções, que a partir do início de 2019 devem ser implementadas em três das cidades envolvidas no projeto, durante um período de seis meses. Cada proposta selecionada receberá entre 100 e 300 mil euros de financiamento. A participação do Porto na plataforma Synchronicity manifesta o compromisso do município, através da Associação Porto Digital, com a progressiva digitalização da cidade. A intenção é expandir os serviços baseados na infraestrutura tecnológica já existente, como por exemplo a rede de fibra ótica, já com 4.000 quilómetros, ou a rede wi-fi, que só em 2017 suportou mais de um milhão de dispositivos ligados.

 

Plataforma SynchroniCity

A plataforma SynchroniCity é promovida por um consórcio que inclui 39 parceiros de 13 países e três continentes. O seu orçamento global é de cerca de 20 milhões de euros, valor cofinanciado pela comissão europeia em cerca de 15 milhões de euros. Implementada na Cidade do Porto pela Associação Porto Digital, esta inicitiva surge como ferramenta da estratégia de digitalização, permitindo à cidade ser parte ativa de uma transformação a nível internacional.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.