SMART CITIES
Projeto estimula o desenvolvimento de soluções smart city em Coimbra

Projeto estimula o desenvolvimento de soluções smart city em Coimbra

Já se conhecem os dez melhores projetos da 1.ª edição do Future City Challenge, a competição que estimulou o desenvolvimento de soluções que utilizem IoT para tornar a cidade de Coimbra mais eficiente e sustentável e melhorar, assim, a vida dos habitantes

Os 10 melhores projetos da 1.ª edição do Future City Challenge, a competição que estimulou o desenvolvimento de soluções que utilizem IoT para tornar a cidade de Coimbra mais eficiente e sustentável e melhorar, assim, a vida dos habitantes, vão estar em exposição nos claustros do Convento de São Francisco, em Coimbra, entre as 9h30 e as 17h.

A visita oficial decorrerá a partir das 11h e contará com a presença de Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, Dr. Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes, Diretor do Nest Collective, Professor Doutor Daniel Roque Gomes, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, entre outras entidades relevantes do município. O grande vencedor será revelado ao fim da manhã, por volta das 12h, e receberá o prémio de 5.000€, oferecidos pela Critical Software, e três meses de incubação no Nest Collective, incluindo mentoria e acesso aos seus espaços e serviços. Todos os finalistas receberão 250€.

Entre as 10 melhores ideias a concurso estão o Underground scanning, uma aplicação que identifica fugas de água e infiltrações usando sismógrafos, o UrsoVerde - o Amigo Virtual, um dispositivo que monitoriza e aconselha o comportamento, estilo de vida e a participação nos domínios da cidadania, o Luxifer, um dispositivo que controla a iluminação pública LED adaptando-a ao conforto, ao tráfego e à segurança, o Sustainable Irrigation, uma plataforma que controla a irrigação nas zonas verdes públicas de forma a otimizar o consumo de água, o WasteTracker, um dispositivo que capacita o sistema de recolha de resíduos com a monitorização da ocupação em volume de cada contentor, e o The Caregiver Network, uma aplicação que monitoriza comportamentos, auxiliando na toma da medicação e no pedido de apoio.

Na área da monitorização dos transportes, encontra-se também o GiroBike, uma aplicação que mapeia automaticamente rotas oficiais e não oficiais de e para ciclistas, o Where'smyBUS, uma aplicação móvel para os utilizadores que localiza autocarros em tempo real, o MoCI - Mobile City Interface, uma aplicação que classifica os locais de acordo com a temperatura e a qualidade do ar e localiza transportes públicos, e o TrafficLight, um dispositivo que mede o fluxo do tráfego em tempo real e atua no sentido de melhorar a qualidade de vida.

O Future City Challenge - Coimbra é uma competição promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software e reflete a cultura da empresa tecnológica de incentivo ao desenvolvimento de projetos com impacto positivo na sociedade. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e do Nest Collective.

A iniciativa foi também desenvolvida para promover o uso da rede The Things Network (TTN), trazida para a cidade pelo Fikalab e pela Critical Software, e à qual se juntou recentemente a Câmara Municipal de Coimbra. A parceria prevê várias ações de colaboração para ambas as partes, incluindo a instalação de uma gateway na Câmara Municipal.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.