SMART CITIES
SUEZ e Schneider Electric aceleram os serviços digitais para o setor da água

SUEZ e Schneider Electric aceleram os serviços digitais para o setor da água

A parceriam irá impulsionar o desenvolvimento e implementação de soluções digitais que transformam as infraestruturas envelhecidas e potenciam investimentos inteligentes no setor da água ao longo de todo o ciclo hídrico

A Schneider Electric e a SUEZ, empresa de soluções digitais e circulares em serviços de resíduos e água, anunciaram que vão unir forças para acelerar a implementação de soluções digitais para eficiência energética, conservação de recursos e controlo do impacto do carbono dos sistemas de gestão de ciclo da água.

Estima-se que, até 2025, dois terços da população mundial viverão em zonas com problemas de água. A SUEZ e a Schneider Electric pretendem ajudar a enfrentar os desafios da escassez de água através da implementação de infraestruturas do ciclo da água mais resilientes e com melhor desempenho.

Ao abrigo de um acordo internacional, a Schneider Electric vai integrar a gama de produtos digitais AQUADVANCED da SUEZ no seu software de gestão do ciclo da água, o EcostruxureTM Water Advisor. Implementada há mais de 10 anos em empresas públicas e privadas de gestão da água em todo o mundo, a AQUADVANCED cobre atualmente mais de 1.500 redes e instalações.

"Ao permitir a gestão em tempo real das redes de água e águas residuais, a AQUADVANCED é uma plataforma líder de mercado que cria valor para os nossos clientes ao longo de todo o ciclo de vida das suas infraestruturas e serviços, desde o design à manutenção. A nossa parceria combina o know-how único da SUEZ e as suas soluções digitais líderes com as capacidades de integração global da Schneider Electric para lançar a AQUADVANCED a nível global e acelerar a penetração no mercado," afirmou Patricia Villoslada, Senior Vice President Digital Solutions da SUEZ.

"Este acordo é uma das formas pelas quais a Schneider Electric está a cumprir o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do mundo, especialmente para o setor da água, que está no centro das preocupações de sustentabilidade da maioria dos países e indústrias," disse Alain Dedieu, President, Water and Wastewater da Schneider Electric. "Trabalhar em conjunto como um ecossistema é essencial para enfrentar os desafios do vínculo entre água e energia, para garantir recursos hídricos resilientes e infraestruturas de água descarbonizadas e eficientes em termos energéticos. A transformação digital que aborda a totalidade do ciclo da água é um facilitador fundamental para garantir a nossa jornada para um mundo mais sustentável." 

Dirigida a operadores de redes e instalações e a equipas de gestão de recursos hídricos, a combinação do EcoStruxure Water Advisor e do AQUADVANCED é única no mercado. Equipada com tecnologias inovadoras de Inteligência Artificial e machine learning, integra e processa milhares de dados em tempo real, permitindo a monitorização e a gestão proativa da infraestrutura de tratamento de água em todas as fases do ciclo hídrico: detetar fugas e poluição, controlar o impacto de eventos climáticos extremos (como inundações e secas), garantir o abastecimento ao melhor custo e otimizar o tratamento de água e águas residuais para cumprir a conformidade regulamentar e as normas ambientais.

A nova oferta é capaz de reduzir o consumo de energia até 30%, reduzir a água não faturada em 15% e proteger a qualidade dos ambientes anfitriões, reduzindo para metade os volumes de águas residuais libertados. Pode também proporcionar uma redução de até 25% nos custos operacionais, e a solução de gémeo digital pode proporcionar uma redução de até 20% no custo total de propriedade. O objetivo da união de forças da SUEZ e da Schneider Electric é acelerar a adoção de soluções digitais com desempenho comprovado na indústria da água.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.