SMART CITIES
Transformação digital governamental exige compromisso com tecnologia emergente

Transformação digital governamental exige compromisso com tecnologia emergente

85% dos governos digitais avançados conseguiram escalar o digital de forma transversal nas suas organizações

"A transição para o governo digital significa uma mudança organizacional, que pode ser difícil de alcançar às vezes", diz Dean Lacheca, Director Analyst na Gartner. Para os CIO, alcançar uma verdadeira transformação digital dentro do governo requer um compromisso total com tecnologias e capacidades emergentes que podem escalar através de uma organização, segundo a Gartner. 

O relatório Digital Transformation Divergence Across Government Sectors Survey da Gartner explorou as diferenças de objetivos, práticas e estrutura de iniciativas digitais que levaram a implementações transformadoras bem-sucedidas. Se concentrar as suas prioridades da mesma forma, pode esperar cumprir as suas estratégias de governo digital de forma mais eficaz.
No seguimento da dua investigação, a Gartner indica três práticas que os governos digitalmente avançados partilham.

Em primeiro lugar, focam-se na transformação e na otimização, alocando esforços em mudar os processos end-to-end existentes; em criar novos serviços digitais ou formas de gerar valor, transformando a experiência de utilização dos serviços da organização; automatizar partes de processos end-to-end para transformar a experiência associada ao serviço público. 

Por outro lado, calculam e medem o seu sucesso digital de forma consistente nas áreas de compliance regulatório, transparência e auditabilidade; dos sucessos associados ao propósito público ou à missão; da eficiência e/ou redução de custos; da produtividade, envolvimento ou eficácia da força de trabalho; e da segurança da força de trabalho. Desta forma, as instituições governamentais são capazes de garantir futuros investimentos digitais.

Finalmente, 65% dos governos digitalmente avançados e 42% dos restantes governos reportam a utilização generalizada de agile project delivery - a prática mais utilizada. Ainda assim, é um desafio atuar eficazmente num ambiente governamental e, muitas vezes, uma luta para escalar além do IT, refere a Gartner. Nesse sentido, apenas 28% dos governos digitalmente avançados conseguiram escalar com sucesso a adoção desta prática.

Por outro lado, metade dos governos digitalmente avançados incorporaram a gestão de produtos nos seus modelos operacionais, enquanto apenas 20% dos governos não avançados digitalmente o fizeram. Fazê-lo tem um impacto direto no planeamento e desenvolvimento de serviços governamentais, incluindo outras práticas de design de serviços contemporâneas como mapeamento da jornada, cocriação e mapeamento de eventos.

Finalmente, 35% dos governos digitalmente avançados reportam o uso generalizado das práticas de DevOps; 21% dos inquiridos menos avançados citam o mesmo. A utilização de um modelo DevOps permite que os developers aumentem a produtividade e melhorem a coordenação com as infraestruturas, refere a Gartner.

Contudo, é de notar que para a maioria dos governos, o ritmo de mudança durante uma crise não é sustentável, e podem ser apresentadas diversas resistências. Isto pode levá-los a reverter para processos e mentalidades ultrapassados, recuando o impacto positivo da digitalização, nota a Gartner.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.