SMART CITIES
Universidades discutem sustentabilidade urbana

Universidades discutem sustentabilidade urbana

Arranca dia 2 de fevereiro a 3ª edição da série de webinars The Future Design of Streets, na qual universidades discutem estratégias para o futuro da sustentabilidade urbana

A primeira sessão dos webinars the Future Design of Streets, arranca já na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, com debates alargados sobre as estratégias e exigências para o futuro sustentável das ruas como espaço urbano fundamental na relação entre as pessoas e as cidades. 

Ao longo de cinco sessões, a decorrer entre fevereiro e junho, quinze oradores de diversas áreas e nacionalidades exploram a importância destes espaços coletivos através de diferentes pontos de vista, analisam novas estratégias e perspetivam os novos desafios associados ao desenho deste elemento crucial na ligação das pessoas com o espaço físico.

“Queremos trazer ao de cima questões essenciais para qualquer cidadão. As ruas são, para além de um espaço físico, um espaço social humano, onde as pessoas se movem, encontram, onde realizam atividades culturais e económicas, onde encontram espaços ecológicos. É fundamental, num período crítico para a sustentabilidade dos meios urbanos, pensar e discutir o planeamento e a construção destes espaços”, explica Daniel Casas Valle, coordenador do evento e docente do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia da Universidade Portucalense (UPT).

O primeiro webinar decorre no próximo dia 2 de fevereiro, às 17 horas, com o mote Active Streets e conta com a participação da urbanista holandesa Annemieke Molster, o professor e arquiteto dinamarquês Rene Kural e o arquiteto espanhol Daniel Yábar. 

 

  • 2 de FEVEREIRO - "Active Streets" com Annemieke Molster, Rene Kural e Daniel Yabar
  • 2 de MARÇO - "Liveable streets" com Sílvia Cassorán, Giulia Sicignano e Mário Alves
  • 6 de ABRIL - "Transforming (infa)structures" com Milène Deneubourg, Vojtěch Benedikt e João Rafael Santos
  • 4 de MAIO - "Tech space" com Catarina Selada, Dan Hill e Robert Martin
  • 1 de JUNHO - "Learning from yesterday" com Vitor Oliveira, Conrad Kickert e Andreia Garcia

 

A moderação dos webinars estará a cargo de Daniel Casas Valle e de Ivo Oliveira, professor na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. 

Esta série de eventos 100% online e de acesso gratuito é coorganizada pelo Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia da Universidade Portucalense, pelo Grupo Morfologias e Dinâmicas do Território, Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e pela Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.