ENERGIAS
Cleanwatts cria comunidade de energia em Guimarães

Cleanwatts cria comunidade de energia em Guimarães

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o Clube Desportivo Xico Andebol, em Guimarães. Os principais objetivos do projeto são “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia do clube e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o Clube Desportivo Xico Andebol, em Guimarães. Os principais objetivos do projeto são “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia do clube e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta comunidade – que terá a sua central fotovoltaica instalada nos telhados da sede do clube – vem no seguimento de vários projetos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas. A instalação não implicará qualquer investimento para o Clube Desportivo Xico Andebol, sendo este assumido, na totalidade, pela Cleanwatts.

A CER do Clube Desportivo Xico Andebol terá uma central fotovoltaica de 159.8kW, com 340 painéis (na fase 2), e permitirá apoiar cerca de 145 famílias carenciadas da comunidade. Este projeto vai possibilitar, ainda, um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética: cerca de 53% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar (autoconsumo). Para além disso, com a criação desta Comunidade de Energia, o Clube Desportivo Xico Andebol torna-se climate positive, gerando mais 470% de energia verde do que consome e evitando 64 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

José Basílio Simões, vice-chairman e co-fundador da Cleanwatts, afirma que é “uma satisfação poder criar uma Comunidade de Energia com o Clube Desportivo Xico Andebol que, tratando-se de um clube desportivo fortemente enraizado na comunidade, está totalmente alinhado com o perfil de parceiro que a Cleanwatts procura para desenvolver Comunidades de Energia, pois estas têm também uma forte componente solidária, no apoio a famílias carenciadas e no combate à pobreza energética”. As famílias apoiadas beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado.

Mauro Fernandes, presidente do Clube Desportivo Xico Andebol, também se mostra “muito satisfeito” com a parceria agora anunciada, uma vez que acredita que “o papel de um clube desportivo está muito para lá do campo. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação para nós e esta parceria resulta dessa preocupação: não apenas reduzir a fatura energética, que é cada vez mais pesada, mas também atingir uma maior sustentabilidade, diminuir a nossa pegada ecológica e salvaguardar o futuro das gerações vindouras”, frisa o responsável.

“Esta parceria tem, ainda, a enorme vantagem de permitir que famílias carenciadas da nossa Comunidade reduzam os seus custos com a energia, e o combate à pobreza energética, uma vantagem que tem especial importância no contexto em que vivemos, com o aumento vertiginoso dos preços da energia. Mais uma vez, voltamos a inovar no tecido desportivo vimaranense e damos simultaneamente cumprimento ao nosso plano de sustentabilidade e respetivos compromissos públicos, enquadrados na agenda 2030 das Nações Unidas, e à nossa já reconhecida estratégia no âmbito da sustentabilidade no Desporto, recentemente reconhecida como a melhor prática de gestão nacional no programa do Clube Top, Instituto Português do Desporto e Juventude”, destaca Mauro Fernandes, rematando: “assim, assumimos a responsabilidade de sermos uma fonte de inspiração para programas mais generalizados em Guimarães, como o recente programa Desporto Carbono Zero”.

José Basílio Simões recordou, ainda, que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, que são projetos muito especiais”. Para o responsável, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts está a trabalhar”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.