ENERGIAS
Cleanwatts distinguida pela Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage

Cleanwatts distinguida pela Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage

A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal reuniu investidores para “discutir o panorama do ecossistema empreendedor português, promover o reconhecimento da atividade e dar visibilidade aos players desta indústria”, e distinguiu a Cleanwatts como Investimento do Ano

A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal voltou a reunir investidores nacionais e internacionais para distinguir a ronda mais relevante de investimento (Investment of the Year) e, este ano, o prémio foi para a Cleanwatts, clean tech com sede em Coimbra, pioneira em Portugal em Comunidades de Energia Renovável. A associação distinguiu, ainda, o investidor early stage (Early Stage Investor of the Year), num encontro que teve como objetivo “discutir o panorama do ecossistema empreendedor português, promover o reconhecimento da atividade e dar visibilidade aos players desta indústria”. Esses prémios anuais têm o propósito de reconhecer, encorajar e promover a excelência do setor em Portugal, além de destacar exemplos que possam inspirar novas ações.

Esta segunda edição do Investors Portugal Dinner reuniu mais de 100 participantes para discutir o panorama das empresas de inovação em Portugal, maioritariamente investidores nacionais e internacionais. Pela primeira vez, foi atribuído um prémio com base em critérios ESG – Ecológico, Social, Governo (o ESG Award of the Year), a juntar aos reconhecimentos a investidores e startups e scaleups.

“O investimento em early stage é essencial para transformar a economia portuguesa, promovendo o desenvolvimento de empresas tecnológicas, inovadoras, com ambição de crescimento internacional e com capacidade de atrair e reter talento no país. Enquanto investidores, temos um papel fundamental para impulsionar o crescimento destas startups e estes momentos de encontro são importantes para refletir sobre o ecossistema, os seus desafios e oportunidades”, afirma Lurdes Gramaxo, Presidente da Investors Portugal. “Estes prémios anuais têm o intuito de reconhecer, encorajar e promover a excelência do setor em Portugal, assim como tornar públicos os exemplos que possam inspirar novas ações”.

Além disso, este foi o primeiro ano em que foi atribuído o ESG Award of the Year para reconhecer uma startup, um fundador, um investidor ou um outro player do ecossistema quanto à adoção e promoção de práticas no contexto de governance, gestão ambiental e práticas sociais.

“Para a Cleanwatts é um orgulho e uma felicidade ser distinguida com o prémio Investment of the Year, da Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage. É mais um reconhecimento do caminho pioneiro que estamos a fazer e é muito bem ver o nosso trabalho dar frutos e ser reconhecido”, frisa Michael Pinto, CEO da Cleanwatts. “Para uma empresa startup, com um plano tão ambicioso como o da Cleanwatts, é fundamental conseguir atrair investimento que permita continuar e inovar e empreender. Felizmente, temos conseguido despertar o interesse de importantes investidores, nacionais e internacionais, e esse é um caminho que vamos continuar a trilhar”, conclui o responsável.

A Investors Portugal nasceu, em 2021, da convergência da APBA (Associação Portuguesa de Business Angels) e da FNABA (Federação Nacional de Business Angels), para representar os investidores early stage em Portugal, “divulgando e defendendo os seus interesses, tanto junto do poder político como de instituições nacionais e internacionais. Atualmente, representa mais de 300 business angels e cerca de 30 sociedades de Capital de Risco que, globalmente, detêm mais de 2 mil milhões sob gestão e mais de 500 startups e scaleups nos seus portfólios”.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.