ENERGIAS
Comissão Europeia cria fundo de investimento em sustentabilidade energética

Comissão Europeia cria fundo de investimento em sustentabilidade energética

O BEV-E contribuirá para cumprir os objetivos da UE para “apoiar a inovação na energia limpa, aumentar a eficiência energética, impulsionar o uso de energias renováveis e reformar o mercado energético europeu”

A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e a Breakthrough Energy Ventures estabeleceram um novo fundo de 100 milhões de euros para apoiar investimentos em energia limpa, chamado  Breakthrough Energy Ventures Europe (BEV-E), que une fundos públicos e privados para realizar projetos inovadores que contribuam para o combate às alterações climáticas

Este fundo virá a impulsionar o desenvolvimento de empresas europeias inovadoras e a entrada de tecnologias disruptivas no mercado da energia limpa. Assim, apoiará os empreendedores cujas soluções possam trazer consigo reduções significativas e duradoras nas emissões de gases de estufa.

O financiamento para o BEV-E incluirá uma contribuição de 50 milhões de euros por parte do BEI – garantida pela InnovFin, instrumento financiado através do programa de investigação e desenvolvimento da UE – e 50 milhões por parte da Breakthrough Energy Ventures, fundo gerido por investidores comprometidos para com o suporte de empresas inovadoras no setor energético.

O fundo investirá em cinco dos principais setores relacionados com a energia nos quais é essencial focar o os esforços contra as alterações climáticas: energia, transportes, agricultura, fabrico e edifícios.

É esperado que os investimentos comecem na segunda metade de 2019, a partir do qual os estados-membro da UE e os países associados com o Horizonte 2020 poderão solicitar financiamento.

O novo fundo foi anunciado em finais de 2019, quando a Comissão Europeia e a Breakthrough Energy, encabeçada por Bill Gates, celebrar um acordo para criar o Breakthrough Energy Europe.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.