ENERGIAS
Concluída uma das maiores instalações solares em Carpark do país

Concluída uma das maiores instalações solares em Carpark do país

A central de produção de energia está instalada no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas ao mesmo tempo que cobre todas as necessidades energéticas das instalações

A Sotecnisol Power & Water concluiu um dos maiores sistemas fotovoltaicos em Carpark do país.  A central fotovoltaica instalada no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, disponibiliza estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas e alimenta as necessidades energéticas das instalações. O CNEMA passa assim a ter um balanço energético neutro, tornando-se numa empresa sustentável do ponto de vista energético e com uma significativa redução dos custos da operação.

A central tem uma potência de 816,2 kWp, com 2698 painéis solares implantados numa área de 7000 metros quadrados e terá uma capacidade anual de produção a rondar 1,2 GWh, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de cerca de 380 habitações.

A central é monitorizada ao minuto, 24/7, através do sistema de monitorização SynaptiQ, que reporta todos os dados de funcionamento à equipa de operação da Sotecnisol P&W. Através desta monitorização em contínuo, será acompanhada a produção energética da instalação, comparados fatores de produção e tomadas ações preventivas e corretivas, sempre que necessário.

Filipe Bello Morais, CEO da Sotecnisol P&W, afirma: “Esta central fotovoltaica, ao ter uma dupla funcionalidade - produzir eletricidade e sombrear os veículos estacionados - é uma obra emblemática e demonstra a capacidade de realização da Sotecnisol P&W. É um projeto que nos enche de orgulho.”

A central fotovoltaica do CNEMA, em Santarém, é uma das várias obras a serem entregues pela Sotecnisol P&W durante o segundo trimestre de 2020, contando já com um total de 500 unidades de produção de energia fotovoltaica instaladas em todo o país. A potência total instalada da ordem dos 50 MW representa energia gerada capaz de abastecer dez mil habitações em Portugal. 

A lista de referências vai ser alargada nos próximos meses, com a conclusão de outras instalações de referência em todo o país. 

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.