ENERGIAS
Novo algoritmo pode maximizar eficiência de painéis solares

Novo algoritmo pode maximizar eficiência de painéis solares

Um grupo de investigadores da Universidade de Waterloo, Canadá, afirma ter desenvolvido um método para optimizar a captura de energia solar por painéis foltovoltaicos pré-existentes ao melhorar a eficácia dos controlos

Uma equipa de investigadores do departamento de Matemática Aplicada da Universidade de Waterloo, Canadá, desenvolveu um método que aumenta a eficiência do sistema fotovoltaico e reduz a energia de outra forma desperdiçada por falta de controlos eficazes. 

Segundo Milad Farsi, um dos investigadores envolvidos, “o hardware de cada painel tem uma dada eficiência nominal, mas carece de um controlador apropriado que possa maximizar a sua potência”.

Farsi reforça que não é necessária a troca de hardware ou instalação de circuitos adicionais: “o que conseguimos foi uma forma mais eficiente de controlar o hardware já existente".

Segundo um comunicado por parte da universidade, o novo algoritmo permitirá que os controladores lidem melhor com as variações em torno da potência máxima do sistema.

As simulações realizadas pelos investigadores demonstram que, com um pequeno painel doméstico com 12 módulos de 335 W, é possível poupar cerca de 138,9 kW/h por ano. “As poupanças podem não parecer relevantes num sistema doméstico tão pequeno, mas poderiam marcar uma diferença substancial em painéis de maior escala e em maior número, como numa central fotovoltaica.”

 O estudo, intitulado “Nonlinear Optimal Feedback Control and Stability Analysis of Solar Photovoltaic Systems”, foi recentemente publicado na revista IEE Transactions on Control Systems Technology.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.