ENERGIAS
Maior central solar do país será construída no Algarve

Maior central solar do país será construída no Algarve

Apresentado dia 1 de março, o projeto equivale a um investimento de 200 milhões de euros. A central será construída no concelho de Alcoutim, no Algarve, e terá uma potência instalada de 220 megawatts.

A Solara4 apresentou passado dia 1 de março o projeto para a central solar de Alcoutim, no valor de 200 milhões de euros. Com uma potência instalada de 220 megawatts, esta será a maior central solar de Portugal, e a segunda maior na Europa a seguir à francesa Cestas, de 300 MG.

A infraestrutura será construída sobre uma área de 800 hectares de serra algarvia pertencente às nas freguesias de Martinlongo e Vaqueiro, e terá uma capacidade de produção anual de 383 GWh—equivalente a duas vezes o consumo anual da cidade de Faro.

Este projeto é único em virtude de ser primeiro projeto de aproveitamento de energias renováveis em Portugal a funcionar sem subsídio de estado na tarifa de venda de energia. Em conjunto com a escala da infraestrutura e questões relativas a licenças, o planeamento da central tem-se prolongado desde 2014. No passado mês de novembro a Solara4 entregou à Direção Geral de Energia e Geologia uma caução de 4 milhões de euros para a construção deste projeto, marcando o seu compromisso em avançar com o projeto.

O principal investidor na central solar de Alcoutim é a China Triumph International Engineering (subsidiária da China National Building Materials, com negócios em vidro, fibra de vidro, cimento, planeamento e logística), em parceria com a Welink, grupo britânico especializado soluções de eficiência energética e projetos de energia renovável.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.