ENERGIAS
Dinamarca integra primeiro sistema de armazenamento de energia urbano

Dinamarca integra primeiro sistema de armazenamento de energia urbano

O sistema com base em baterias de lítio foi encomendado à ABB para integração na rede elétrica local do distrito de Nordhavn, Copenhaga, e tem uma capacidade de armazenamento equivalente ao consumo de 60 famílias durante um período de 24 horas.

A ABB anunciou passado dia 1 de março a implementação bem-sucedida do primeiro sistema de armazenamento de energia urbano da Dinamarca. Este sistema de armazenamento com base em baterias de lítio será integrado na rede elétrica local da nova zona portuária de Nordhavn, Copenhaga, e tem uma capacidade de armazenamento equivalente ao consumo de 60 famílias durante um período de 24 horas. O projeto foi encomendado pela Radius, a divisão de redes elétricas da DONG Energy.

“Estamos entusiasmados por implementar esta solução inovadora, que ajudará a melhorar a segurança do fornecimento de energia e a suportar os esforços da Dinamarca para a integração de energias renováveis. Este é um excelente exemplo da estratégia da ABB para ter a capacidade de fornecer soluções inovativas e eco-eficientes ao setor energético,” afirma Giondomenico Rivetti, Managing Director da unidade de negócios de Produtos de Alta Voltagem da divisão de Redes Elétricas da ABB.  “Como um dos maiores players na revolução de Smart Energy, a ABB considera soluções de armazenamento de energia uma componente central do futuro das redes elétricas no sentido de fazer o aproveitamento eficiente das energias renováveis.”

O armazenamento de energia é uma parte indispensável de qualquer rede elétrica na qual fontes renováveis sejam responsáveis por grande parte da produção elétrica—uma vez que a produção de energia não pode ser controlada nem viavelmente prevista, a capacidade de armazenar energia é indispensável para salvaguardar a integridade da rede. O sistema modular flexível da ABB pode ser usado para várias funções, tais como a mitigação de picos de carga e resposta em frequência.

“Ao integrar armazenamento em baterias na rede de Nordhavn teremos a oportunidade de aprender mais sobre a forma como novas soluções tecnológicas e mecanismos de mercado interagem com a rede,” refere Knud Pedersen, presidente do conselho de administração da Radius. “Acredito que a tecnologia de baterias tem o potencial de reduzir a carga na rede e permitir-lhe funcionar de forma mais eficiente e económica no futuro.”

Este sistema de armazenamento é parte do projeto “EnergyLab Nordhavn — new urban energy infrastructures” para o desenvolvimento de novas soluções de energia. Com a duração de quatro anos (2015-2019) , o projeto utiliza Nordhavn como laboratório vivo urbano para demonstrar as formas como a eletricidade, aquecimento, soluções energicamente sustentáveis e transporte de energia podem ser combinadas num único sistema elétrico inteligente, flexível e altamente eficiente. Parceiros incluem a Universidade Técnica da Dinamarca, a cidade de Copenhaga, By & Havn, HOFOR, Radius, ABB, Balslev, Danfoss, Clean Charge, METROTHERM, Glen Dimplex e as instalações da PowerLab. O projeto é financiado pela Danish Energy Agency.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.