ENERGIAS
Energias renováveis em destaque nos Prémios Empreendedor XXI

Energias renováveis em destaque nos Prémios Empreendedor XXI

As startups Pixel Voltaic (Porto) e Virtuleap (Lisboa) venceram a 5a edição dos Prémios Empreendedor XXI, uma iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne, divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores.

As startups portuguesas Pixel Voltaic e Virtuleap venceram a 5a edição dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI). A iniciativa é dinamizada pelo BPI e pela DayOne - divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores - em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e conta com o apoio institucional do Ministério da Economia.

A Pixel Voltaic é uma empresa spin-off da Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia (UPORTO - FEUP) que atua na área das energias renováveis. A Pixel Voltaic desenvolve tecnologias inovadoras para sistemas fotovoltaicos e para a produção de hidrogénio, incluindo células solares sensibilizadas por corantes (DSSC na sigla em inglês) e reatores de metano, respetivamente.

A Virtuleap atua na área da terapia digital, que combina neurociência e realidade virtual para a abordagem de problemas cognitivos. A empresa desenvolveu aplicações de realidade virtual, criadas por neurocientistas, que diagnosticam um conjunto de capacidades cognitivas e disponibilizam essa informação por via da sua plataforma corporativa. A Virtuleap trabalha em parceria com a VA Health Care System e com a Pacific Brain Health Center para o desenvolvimento da sua solução de diagnóstico e tratamento eficaz do défice de atenção e declínio cognitivo.

No âmbito da sua parceria com o BPI, a ANI – através do programa Born from Knowledge (BfK) – atribuiu a distinção especial BfK Awards à startup N9ve, de Aveiro, enquanto o melhor finalista nacional “nascido do conhecimento científico e tecnológico”, com o troféu ‘Árvore do Conhecimento’. A N9ve, em parceria com a Universidade de Aveiro, investiga e desenvolve tecnologias na área da remoção, concentração e recuperação de elementos de terras raras (REE na sigla em inglês) a partir de águas contaminadas e soluções aquosas, recorrendo a macroalgas vivas. Trata-se de uma alternativa mais ecológica e eficiente ao atual processo de extração de mineração.

As cerimónias de entrega de prémios realizaram-se de forma presencial na Porto Business School e na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Prémios para as melhores empresas de cada território e de cada setor

A 5a edição dos Prémios Empreendedor XXI recebeu 763 candidaturas a nível ibérico, das quais 102 portuguesas: 61 do Norte e Centro, de onde saíram as vencedoras Pixel Voltaic e N9ve, e 41 do Sul e Ilhas, onde se encontra a Virtuleap.

Os PEXXI decorrem em Portugal e em Espanha em paralelo, no caso das categorias territoriais (2 em Portugal e 17 em Espanha), e, em conjunto, nas categorias setoriais (Prémios Desafios).

A estes últimos, concorrem todas as empresas candidatas (portuguesas e espanholas) aos seis desafios destacados: Cidade XXI (cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas), Vive XXI (digitalização, novos modelos de negócios e reativação do setor hoteleiro, restauração, turismo e lazer), Semente XXI (transformação digital e inovação no setor agroalimentar), Planeta XXI (sustentabilidade ambiental), Silver XXI (assegurar o envelhecimento ativo e uma vida longa e saudável, através da tecnologia), Banca XXI (um novo modelo bancário mais próximo do cliente). As vencedoras recebem um prémio monetário de 25 mil euros.

Além disso, para celebrar o 15o aniversário da iniciativa em Espanha, serão atribuídos dois prémios especiais de 15.000 euros cada. O prémio Impacto Social será atribuído à empresa com maior influência positiva na sociedade e o prémio Deep Tech à inovação tecnológica mais disruptiva.

Para além dos prémios monetários, todos os vencedores e um finalista por cada categoria dos desafios vão ter igualmente acesso a um programa internacional de formação. O programa Moonshot Thinking for Entrepreneurs foi especialmente concebido para startups com elevado potencial de crescimento e é ministrado pela ESADE e por especialistas de Silicon Valley. Combina sessões de formação

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.