ENERGIAS
Ericsson vai modernizar infraestrutura de contadores elétricos da Noruega

Ericsson vai modernizar infraestrutura de contadores elétricos da Noruega

A Skagerak Nett, uma das maiores companhias elétricas da Noruega, elegeu recentemente a multinacional Ericsson para o fornecimento e a instalação de contadores inteligentes em 180 mil dos seus clientes espalhados por aquele país escandinavo. Este negócio surge na sequência do atual esforço de modernização em grande escala da rede elétrica norueguesa

Os contadores inteligentes são um elemento essencial nas soluções de redes inteligentes, estimando-se que sejam instalados mais de 800 milhões desses dispositivos a nível global até 2020. O recurso generalizado das tecnologias tem potencial para reduzir os custos de transmissão e de distribuição de energia elétrica, bem como diminuir as emissões de CO2 e facilitar a transição para as energias renováveis.

De acordo com a Skagerak Nett a Ericsson vai ser a sua fornecedora exclusiva de soluções de contadores inteligentes. Esta parceria incluirá a disponibilização de 180 mil unidades, a qual vai por sua vez permitir a modernização em larga escala da rede elétrica norueguesa e uma eficiente transformação tecnológica e de processos. Os clientes da companhia irão receber novos dispositivos a partir de 2016. A introdução dos novos contadores assegura modelos de carregamento mais transparentes e promove um comportamento de consumo mais eficiente. A Ericsson torna-se, como parte do projeto, responsável pela disponibilidade e pela integração de uma solução completa de contadores inteligentes. Espera-se que o projeto esteja concluído em 2019. Além disso, a Ericsson será responsável pelas operações, suporte, e manutenção da solução durante todo o período do projeto.

O presidente executivo da Skagerak Nett, Geir Kulås, declarou estar muito satisfeito pela escolha da Ericsson – acrescentando que a adoção de uma nova abordagem mais centrada na transformação deverá permitir “atualizar a rede, melhorar a capacidade, e gerir os picos de necessidades energéticas”. Já Charlotta Sund, presidente da região de Norte da Europa e Ásia Central da Ericsson, disse que “este acordo inovador no setor de Utilities fortalece o perfil de TIC da indústria energética norueguesa” e “marca mais um passo na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a evolução dos sistemas energéticos a nível global” com destaque para “fontes de energia sustentáveis, a produção distribuída e a eficiência energética”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.