|
Lançado em 2011, o Go Green in the City oferece aos estudantes de gestão e de engenharia (a partir do segundo ano de licenciatura) a oportunidade de apresentarem ideias inovadoras no âmbito da gestão de energia para cidades inteligentes.
Para se apurarem, os participantes devem desenvolver uma solução de gestão energética viável, dedicada a um dos desafios críticos enfrentados pelas cidades em crescimento, nas áreas de habitação, universidades, retalho, hospitais ou estações de tratamento e distribuição de água. Os estudantes submeteram as suas propostas em equipas de dois elementos, sendo um dos elementos obrigatoriamente do sexo feminino.
O desafio de 2016 contou com a participação de estudantes de todo o mundo, com um número considerável oriundo da China, Este Asiático, Índia e América do Norte. O Top 100 da 6.ª edição do Go Green in the City foi selecionado a partir de 16 400 registos, realizados por 1183 equipas de 182 países.
"Os estudantes identificam-se com o Go Green in the City especialmente devido à crescente preocupação com os efeitos e consequências da urbanização, alterações climáticas e escassez de recursos”, afirma Teresa Fernandes, country field marketing manager de Global Marketing da Schneider Electric. "Os jovens interessam-se de forma genuína e natural pelas questões ambientais e querem fazer a diferença no futuro do planeta”.
Entre as equipas semifinalistas selecionadas para a 6.ª edição do Go Green in the City, destaca-se a equipa portuguesa “Electron”, da Universidade de Coimbra, composta pelos estudantes Ramkanna Venkatachalam e Shu Xian Toh.
As 100 equipas semifinalistas vão estar a trabalhar em proximidade com mentores da Schneider Electric para desenvolverem as suas ideias de negócio, com base nas suas implicações, resposta a necessidades dos utilizadores, viabilidade e retorno de investimento.
No dia 15 de Julho, serão selecionadas 12 equipas para competirem entre si na final do desafio, a decorrer em Paris, de 19 a 22 de setembro. |