ENERGIAS
ETAR em Guimarães implementa tecnologia inovadora

ETAR em Guimarães implementa tecnologia inovadora

A Minsait vai implementar a tecnologia Oblysis na ETAR de Serzedelo II em Guimarães, com o objetivo de reduzir o consumo energético, contribuindo para um aumento da fiabilidade da Instalação e para o aumento da capacidade de tratamento real da instalação

A Minsait anuncia que vai implementar na TRATAVE, uma solução inovadora baseada na tecnologia Oblisys, que melhora a eficiência das estações de tratamento de águas residuais, reduzindo o consumo energético e outros custos operacionais, e aumenta a capacidade das instalações, garantindo a qualidade do efluente final das ETAR.

A TRATAVE é, há mais de 24 anos, a entidade responsável pela gestão e exploração, em regime de exclusividade, do serviço público de tratamento de águas residuais industriais e domésticas, provenientes dos municípios de Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, denominado por Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA).

A ETAR de Serzedelo II faz parte do SIDVA, tendo arrancado no ano de 2009. O tratamento consiste num sistema de lamas ativadas, tipo carrocel, com remoção de azotos, com uma etapa de remoção de cor através da adição de coagulantes.

 

Como funciona a Tecnologia Oblysis?

A tecnologia Oblysis, da Minsait, é de implementação fácil e rápida, e pode ser instalada em qualquer ETAR de tratamento biológico de lamas ativadas. Esta tecnologia tem como objetivo reestruturar os flocos biológicos em lama granular, promovendo a redução do consumo energético, da produção de lamas e do consumo de reagentes, aumentando a fiabilidade, garantindo o cumprimento da qualidade da água de saída, assegurando um processo de tratamento estável e eficiente, permitindo tratar caudais superiores à capacidade de dimensionamento da ETAR.

A tecnologia suportada pela Minsait gera, numa única etapa, as condições anaeróbicas, anóxicas e aeróbicas necessárias para remover os elementos contaminantes da água, matéria carbonácea e nutrientes, sem necessidade de unidades de tratamento específicas.

Isto é possível porque a tecnologia Oblysis controla o funcionamento dos equipamentos existentes no reator biológico, promovendo os processos de nitrificação e desnitrificação, o que resulta em benefícios significativos, tais como redução no consumo energético de até 40% e redução de até 50%, tanto na produção de lamas, como no consumo de reagentes.

Outro dos benefícios mais relevantes da tecnologia Minsait é relativo ao impacto ambiental, uma vez que aumenta a eficiência da ETAR, e contribui para um aumento da fiabilidade, garantindo um cumprimento integral da qualidade do efluente final da descarga ETAR, em parâmetros como Carência Química de Oxigénio (CQO), Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO5), teor em azotos, Sólido sem Suspensão Totais (SST), etc..

A implementação não implica qualquer investimento da parte do utilizador, já que o modelo económico é de pagamento através da partilha das poupanças obtidas nas rubricas energia, lamas e reagentes.

Cláudio Costa, Diretor Geral da TRATAVE, refere que “(…) toda equipa da TRATAVE está muito curiosa e confiante com a implementação da tecnologia Oblysis, esperamos melhorar a operação da ETAR de Serzedelo II, reduzir custos e a pegada ecológica associados ao tratamento das águas residuais produzidas na região do Vale do Ave”.

A integração de Oblysis com a plataforma Onesait da Minsait permite a monitorização global de todo o funcionamento da instalação. Pedro Moura, o responsável pela unidade Phygital da Minsait em Portugal, salienta: "Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a TRATAVE, uma das principais operadoras de estações de tratamento de águas residuais em Portugal. Acreditamos que a crescente digitalização da gestão integrada da água oferece benefícios significativos, não só para os operadores do setor, mas também para todas as regiões e municípios. A solução Oblysis permite fazer mais com menos: aumenta a capacidade operacional, reduz os custos e contribui para melhorar o ambiente”.

 

Implementações de tecnologia Oblysis

A ETAR de Serzedelo II recebe a primeira implementação da Minsait de tecnologia Oblysis em Portugal. Atualmente esta tecnologia já está implementada: em Itália, com 8 ETAR nas zonas de Campânia, Lazio e na Lombardia; e em Espanha, em Las Palmas de Gran Canaria, e nas ETAR de Barranco Seco e Tamaraceite.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.