ENERGIAS
Europa quer criar standard de segurança para rede elétrica

Europa quer criar standard de segurança para rede elétrica

A ENCS e a E.DSO introduziram requerimentos base de cibersegurança para contadores inteligentes e concentradores de dados

A Rede Europeia de Segurança Cibernética (ENCS, na sigla em inglês) e a Associação de Operadores de Sistemas de Distribuição Europeus (E.DSO, na sigla em inglês) introduziram um conjunto de requisitos básicos de segurança cibernética para contadores inteligentes e concentradores de dados. O objetivo passa por ajudar a construir uma rede melhorada e harmonizada em termos de segurança dos dispositivos de redes inteligentes.

Estes requisitos fornecem aos operadores de redes de distribuição europeus e operadores de sistemas de distribuição um conjunto prático de considerações que devem ser utilizadas de forma total ou parcial ao adquirir e testar contadores inteligentes e concentradores de dados.

A ENCS tem sido ativa na segurança dos contadores inteligentes, tendo começado por analisar as vulnerabilidades nos protocolos de contagem inteligente e a eficácia das abordagens de certificação.

Depois de vários testes realizados na Áustria, no sentido de uma implementação segura do contador inteligente, ao longo de quatro anos, o ENCS relata um aumento considerável do nível de segurança da geração atual tanto de contadores inteligentes, como de concentradores de dados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.